Prática avaliativa no cotidiano escolar: um olhar sobre algumas escolas da cidade de Lichinga
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11427Palavras-chave:
avaliação, aprendizagem, cotidiano escolarResumo
Este artigo tem como objetivo compreender a prática da avaliação da aprendizagem no dia-a-dia da escola, num breve olhar sobre algumas escolas secundárias da Cidade de Lichinga. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, sendo que para a recolha de dados optou-se pela técnica de entrevista semiestruturada que foi administrada a cinco professores que lecionam nas escolas secundárias da Cidade de Lichinga, Província de Niassa, Moçambique. Os resultados obtidos evidenciam a persistência de uma avaliação carateristicamente classificatória, descontextualizada ao ensino e realiza-se desconectada do processo de ensino e aprendizagem e que não impacta nos resultados do ensino pretendidos.
Downloads
Referências
CAMPOS, Rita Mascarenha. Avaliação do ensino e da aprendizagem: Conceitos, concepções e contextualização histórica. Monografia - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2005.
MOÇAMBIQUE, Diploma Ministerial n.º 59/2015, de 24 de Abril. Que aprova o Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Ensino Secundário Geral e Alfabetização e Educação de Adultos. Boletim da República, Maputo, 24 de Abril de 2015.
GOMUNDANHE, Almeida Meque. Avaliação diagnóstica no ensino superior e suas implicações no trabalho docente. Tese (Doutoramento em Inovação Educativa) - Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. 2020, 269f. Nampula, 2020.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez Editora. 2002.
MANZINI, Eduardo. A entrevista na pesquisa social. Didática. v. 26/27, p. 149-158, São Paulo, 1991.
MEDEIROS, Elisete Batista da Silva. Avaliação como processo de qualidade na educação. Facesi em Revista. 2009. p. 1-11.
MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. Avaliação formativa: re-significando a prova no cotidiano escolar. 2008, 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de educação a Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2008.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica - desafios e perspectivas. 7a ed. São Paulo: Cortez Editora. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Abissalão Rafael Saimone Chadza, Leonardo Guerra Machesso, Almeida Meque Gomundanhe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.