Papel e desafios da avaliação do desempenho na melhoria do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11559

Palavras-chave:

avaliação do desempenho, docente, melhoria, desafio

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar o papel e o desafio da avaliação de desempenho na melhoria da qualidade do trabalho docente, para isso optou-se por um estudo qualitativo. Para a colecta de dados foi selecionada a técnica de entrevista dirigida a cinco professores e três gestores de escolas primárias e secundárias do distrito de Mandimba na província do Niassa em Moçambique. Os resultados do estudo mostram que os professores reconhecem o papel imprescindível da avaliação na melhoria do trabalho docente, entretanto, porque após a avaliação do professor não é realizada nenhuma ação concreta desafia-se a gestão das instituições de ensino a promoverem actividades que possam contribuir para maior valorização deste processo.

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Biografia do Autor

Agostinho Rosário Teimoso, Universidade Rovuma - Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE).

José Marcelo Ánica, Universidade Rovuma - Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa e Licenciado em Ensino de História pela Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição: Autor.

Mateus Lourenço André, Universidade Rovuma - Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa e Licenciado em Ensino de Direcção e Gestão Educacional pela Universidade Católica de Moçambique pela Faculdade de Educação e Comunicação de Nampula. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NUPECE).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

TEIMOSO, A. R.; ÁNICA, J. M.; ANDRÉ, M. L. Papel e desafios da avaliação do desempenho na melhoria do trabalho docente. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11559, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11559. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11559. Acesso em: 23 abr. 2024.