Aprendizagem baseada em projetos: possibilidade didática de implantação de hortas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11716

Palavras-chave:

estratégias ativas, hortas pedagógicas, processos de ensino e aprendizagem

Resumo

A aprendizagem baseada em projetos (ABPr) trata-se de uma estratégia ativa caracterizada principalmente pelo incentivo à autonomia do aluno e à realização de atividades coletivas. Partindo disso, o presente estudo objetivou identificar as opiniões e as possibilidades de engajamento de professores sobre as estratégias ativas e uso da ABPr para implantação de projetos de hortas escolares. Os dados foram obtidos a partir de um processo formativo com professores da educação básica. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Identificou-se que os professores conhecem diferentes estratégias ativas de ensino, porém possuem algumas dificuldades na utilização, sendo justificadas pela falta de material de apoio e de capacitação docente. A maioria afirmou conhecer a ABPr, citando que é uma estratégia que estimula o pensamento crítico, realização de trabalho coletivo, criatividade, respeito e resolução de problemas. Para os professores dessa pesquisa, tanto docentes quanto discentes apoiariam a implementação de um projeto utilizando os preceitos da ABPr na sua escola com a temática horta, o qual trará benefícios importantes para o processo de ensino-aprendizagem, como incentivar a autonomia e o protagonismo do aluno.

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Biografia do Autor

Viviane Mendes Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestranda em Ensino pela UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Estratégias ativas para o Ensino de Ciências e Saúde.Contribuição de autoria:redação, análise e interpretação dos dados.

Gabriele Marisco da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutoraem Biotecnologia pela Renorbio.Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Lider do grupode pesquisa Estratégias ativas para o Ensino de Ciências e Saúde. Contribuição de autoria: revisão de versões e revisão crítica do conteúdo; aprovação da versão final.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

SANTANA, V. M.; SILVA, G. M. da. Aprendizagem baseada em projetos: possibilidade didática de implantação de hortas escolares . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11716, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11716. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11716. Acesso em: 22 dez. 2024.