Aprendizagem baseada em projetos: possibilidade didática de implantação de hortas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11716

Palavras-chave:

estratégias ativas, hortas pedagógicas, processos de ensino e aprendizagem

Resumo

A aprendizagem baseada em projetos (ABPr) trata-se de uma estratégia ativa caracterizada principalmente pelo incentivo à autonomia do aluno e à realização de atividades coletivas. Partindo disso, o presente estudo objetivou identificar as opiniões e as possibilidades de engajamento de professores sobre as estratégias ativas e uso da ABPr para implantação de projetos de hortas escolares. Os dados foram obtidos a partir de um processo formativo com professores da educação básica. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Identificou-se que os professores conhecem diferentes estratégias ativas de ensino, porém possuem algumas dificuldades na utilização, sendo justificadas pela falta de material de apoio e de capacitação docente. A maioria afirmou conhecer a ABPr, citando que é uma estratégia que estimula o pensamento crítico, realização de trabalho coletivo, criatividade, respeito e resolução de problemas. Para os professores dessa pesquisa, tanto docentes quanto discentes apoiariam a implementação de um projeto utilizando os preceitos da ABPr na sua escola com a temática horta, o qual trará benefícios importantes para o processo de ensino-aprendizagem, como incentivar a autonomia e o protagonismo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Mendes Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestranda em Ensino pela UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Estratégias ativas para o Ensino de Ciências e Saúde.Contribuição de autoria:redação, análise e interpretação dos dados.

Gabriele Marisco da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutoraem Biotecnologia pela Renorbio.Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Lider do grupode pesquisa Estratégias ativas para o Ensino de Ciências e Saúde. Contribuição de autoria: revisão de versões e revisão crítica do conteúdo; aprovação da versão final.

Referências

ANSCHAU, JR et al. Projeto Horta Viva na Escola. Ciência e Natura, n.40, p.148-155, 2018.

BACICH, L.; HOLANDA, L. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BANDEIRA, D. P. Práticas sustentáveis na educação: interdisciplinaridade através do Projeto Horta Escolar. Rev. de Educação do Cogeime, v. 22, n. 43, p. 53-62, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2015.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: <http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 07 abril 2020.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Gestão de Hortas Pedagógicas. Brasília-DF, 2020. Disponível em: < https://www.embrapa.br/e-campo/gestao-de-hortas-pedagogicas>. Acesso em: 5 de maio de 2021.

FAGUNDES, L. C; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram. Brasília: MEC, 1999.

MARTINS, V. J.; OZAKI, S. K.; RINALDI, C.; PRADO E. W. do. A aprendizagem baseada em projetos (ABPr) na construção de conceitos químicos na potabilidade da água. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa. Revista Prática Docente. v. 1, n. 1, p. 1-10, jul/dez 2016. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/13>. Acesso em: 10 de abril de 2020.

MASSON, T. J.; MIRANDA Leila Figueiredo de; MUNNHOZ JR., Antonio Hortêncio; CASTANHEIRA, Ana Maria Porto. Metodologia de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil, 2012.

OLIVEIRA, S. L. de; SIQUEIRA, A. F.; ROMÃO, E. C. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Rev. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 67, p.764-785, ago. 2020.

RAASCH, U. P., MORATI, L. C. e PIMENTEL, M. C. B. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino - aprendizagem de biologia. Universidade Federal do Espírito Santo. Experiências em Ensino de Ciências, v.10, No. 2, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

SANTANA, V. M.; SILVA, G. M. da. Aprendizagem baseada em projetos: possibilidade didática de implantação de hortas escolares . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11716, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11716. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11716. Acesso em: 26 abr. 2024.