Dificuldades de aprendizagem em matemática: percepção de professores de quando eram estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11720

Palavras-chave:

dificuldades de aprendizagem em matemática, fatores de risco, fatores ambientais

Resumo

Parte das questões associadas à dificuldade de aprendizagem da matemática está ligada a fatores externos ao indivíduo aprendente. O objetivo desta pesquisa foi acessar as memórias de professores dos anos iniciais e identificar a percepção sobre fatores de risco que provocaram as dificuldades de aprendizagem em matemática na época em que eram estudantes. Para tanto, foram observados os métodos de ensino, a formação e conduta do professor, a relação com a matemática e a história afetiva pessoal e escolar rememorados pelos sujeitos da pesquisa. Dentro de uma abordagem qualitativa aplicamos um questionário a 45 professores dos anos iniciais da rede de ensino público municipal em Jequié. A partir dos depoimentos dos professores, que declaram ter um histórico de dificuldade em matemática durante sua trajetória de estudantes, foram analisados os dados que apontaram que as dificuldades em matemática atribuídas pelos participantes se referem aos métodos de ensino, a incongruência e desconformidade da matemática escolar com o cotidiano, à falta de apoio e de apreço pela disciplina como resultado de construções culturais estereotipadas da matemática, dentre outras causas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuce da Silva Barreto Fernandes Moraes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela UESB. Técnica analista na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do DED. Contribuição de autoria: revisão da literatura, produção dos dados, discussão e análise dos dados, resultados e conclusões.

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Didática da Matemática pela USC-Es. Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do DCET. Líder do grupo GDICEM. Bolsista Produtividade do CNPq, PQ-2. Contribuição de autoria: discussão e análise dos dados, resultados e conclusões.

Referências

CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1997.

CHACÓN, Inés Maria Gómez. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

CORRÊA, Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 379–386, dez. 2017. https://www.scielo.br/j/pee/a/yZmjRzBCCsdJXWQ37ZLtt9M/

JOSE, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. 9. ed. São Paulo: Ática, 2008. 9. ed. São Paulo: Ática, 2008.

LURIA, Aleksandr Romanovich. Fundamentos-de-Neuropsicologia. São Paulo: USP, 1981. http://fisio2.icb.usp.br:4882/wp-content/uploads/2016/02/LURIA-A-R-Fundamentos-de-Neuropsicologia.pdf

MARTURANO, Edna Maria. Crianças em risco - desenvolvimento e prevenção. Programa e Resumo apresentado em I Jornada de Saúde Mental da Criança. FMRP/USP, 2000. https://repositorio.usp.br/single.php?_id=001074293

MAUGHAN, B.; GRAY, G.; RUTTER, M. Reading retardation and antisocial behavior: a follow-up into employment. Journal of Child Osychology and Psychiatry., p. 741–758, 1985. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/4044719/

MOURÃO JUNIOR, Carlos Alberto; MELO, Luciene Bandeira Rodrigues. Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 27, n. 3, p. 309-314, Sept. 2011. https://www.scielo.br/j/ptp/a/6DKfm4zCwjc6QRtrXGqjGtQ/abstract/?lang=pt

MIORIM, Maria Angela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.

MORAES, Katiuce da Silva Barreto Fernandes. Percepções de professores sobre suas dificuldades em matemática durante sua trajetória escolar: atribuição de causas e estratégias de enfrentamento. Dissertação (Mestrado)-Bahia: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019. http://www2.uesb.br/ppg/ppgecfp/wp-content/uploads/2019/06/DISSERTACAO-DE-KATIUCE-Mest.-Educa%C3%A7%C3%A3o_UESB_30-maio-2019.pdf

OLIVEIRA, Claudia Eunice Neves de; SALINA, Maria Elisabete; ANNUNCIATO, Nelson Francisco. Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC. Acta Fisiátrica, v. 8, n. 1, p. 6–13, 2001a. https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102269

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

POLETTO, Michele; KOLLER, Sílvia Helena. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 25, n. 3, p. 405–416, set. 2008. https://www.scielo.br/j/estpsi/a/DycNK6BKd8jJmr5rmJk8P9D/?lang=pt&format=pdf

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da Aprendizagem: Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2 ed ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

SAMPAIO, Simaia; FREITAS, Ivana Braga de. Transtornos e dificuldades de aprendizagem: entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

SARAVALI, Eliane Giachetto. A interação social das crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem: reflexões para professores e psicopedagogos. Revista Psicopedagogia, v. 21, n. 66, p. 9, 2004. https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v21n66a04.pdf

SILVA, Marcelo Carlos da. Dificuldades de aprendizagem: do histórico ao diagnóstico. Psicologia.com.pt, 28 mar. 2018. https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=a0408

SILVA, Erondina Barbosa da. O impacto da formação nas representações sociais da matemática – o caso de graduandos do curso de pedagogia para início de escolarização. Dissertação (Mestrado) - Brasília: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2004.

SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: como dois e dois. São Paulo: FTD, 1997.

WEISS, Maria Lúcia Lemm. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnostica dos problemas de aprendizagem escolar. 12. ed. Rio de Janeiro: 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

MORAES, K. da S. B. F.; GUSMÃO, T. C. R. S. Dificuldades de aprendizagem em matemática: percepção de professores de quando eram estudantes. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11720, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11720. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11720. Acesso em: 20 abr. 2024.