Dificuldades de aprendizagem em matemática: percepção de professores de quando eram estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11720

Palavras-chave:

dificuldades de aprendizagem em matemática, fatores de risco, fatores ambientais

Resumo

Parte das questões associadas à dificuldade de aprendizagem da matemática está ligada a fatores externos ao indivíduo aprendente. O objetivo desta pesquisa foi acessar as memórias de professores dos anos iniciais e identificar a percepção sobre fatores de risco que provocaram as dificuldades de aprendizagem em matemática na época em que eram estudantes. Para tanto, foram observados os métodos de ensino, a formação e conduta do professor, a relação com a matemática e a história afetiva pessoal e escolar rememorados pelos sujeitos da pesquisa. Dentro de uma abordagem qualitativa aplicamos um questionário a 45 professores dos anos iniciais da rede de ensino público municipal em Jequié. A partir dos depoimentos dos professores, que declaram ter um histórico de dificuldade em matemática durante sua trajetória de estudantes, foram analisados os dados que apontaram que as dificuldades em matemática atribuídas pelos participantes se referem aos métodos de ensino, a incongruência e desconformidade da matemática escolar com o cotidiano, à falta de apoio e de apreço pela disciplina como resultado de construções culturais estereotipadas da matemática, dentre outras causas.

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Biografia do Autor

Katiuce da Silva Barreto Fernandes Moraes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela UESB. Técnica analista na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do DED. Contribuição de autoria: revisão da literatura, produção dos dados, discussão e análise dos dados, resultados e conclusões.

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Didática da Matemática pela USC-Es. Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do DCET. Líder do grupo GDICEM. Bolsista Produtividade do CNPq, PQ-2. Contribuição de autoria: discussão e análise dos dados, resultados e conclusões.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

MORAES, K. da S. B. F.; GUSMÃO, T. C. R. S. Dificuldades de aprendizagem em matemática: percepção de professores de quando eram estudantes. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11720, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11720. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11720. Acesso em: 22 dez. 2024.