Quem decidiu como seria? A participação do professor na transição do ensino presencial para o ensino remoto nas escolas de educação básica do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11919

Palavras-chave:

ensino remoto, trabalho docente, pandemia

Resumo

Este artigo traz dados sobre pesquisa realizada no início do período de distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, sobre a participação docente nas tomadas de decisões na adaptação e continuidade de atividades escolares na transição do ensino presencial para o ensino remoto. A pesquisa foi realizada por meio de distribuição de questionários em grupos virtuais de professores em redes sociais e respondidos de forma voluntária pelos docentes. Foram selecionados os dados coletados de 52 professores atuantes nas redes públicas e privadas do estado de São Paulo. Os resultados mostram que houve pouca participação dos professores neste processo, e que o trabalho se deu de forma precarizada e sem sua devida valorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Wanessa do Amaral Caffagni, Universidade de São Paulo – Brasil

Doutora em Educação pela FEUSP. Professora contratada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

Referências

ARROYO, Miguel. Currículo: Território em disputa. Petrópolis. Editora Vozes. 2011

CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Lívia Andrade, FERREIRA, Lucia Graça. Docência em Tempos de Pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação, vol. 13, n. 31, jan./abr. Maceió/AL 2021.

FERREIRA, Lucia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte E FERRAZ, Rita de Cassia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos e professores sobre o ofício. Fólio – Revista de Letras Vitória da Conquista v. 13, n. 1 jan./jun. 2021

FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz). PLANO DE CONTINGÊNCIA DA FIOCRUZ DIANTE DA PANDEMIA DA DOENÇA PELO SARS-cov-2 (COVID-19). 2020. Disponível em: Plano de Contingência da Fiocruz.Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/plano-de-contingencia-da-fiocruz-para-pandemia-de-covid-19-versao-13. Consultado em 12/01/2023

FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da Gravidade da Pandemia de Covid-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 29, n. 2, e2020119, 2020 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000200900&lng=en&nrm=iso>. access on 14 Apr. 2020. Epub Apr 06, 2020. https://doi.org/10.5123/s1679-49742020000200008.

MARXS, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Editora Expressão Popular. São Paulo/SP. 2008

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde regulamenta condições de isolamento e quarentena. Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2020/marco/saude-regulamenta-condicoes-de-isolamento-e-quarentena Consultado em 12/

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Editora Vozes. Petrópolis/RJ. 2002

Downloads

Publicado

2023-01-25

Como Citar

CAFFAGNI, C. W. do A. Quem decidiu como seria? A participação do professor na transição do ensino presencial para o ensino remoto nas escolas de educação básica do estado de São Paulo. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e11919, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.11919. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11919. Acesso em: 27 dez. 2024.