Quem decidiu como seria? A participação do professor na transição do ensino presencial para o ensino remoto nas escolas de educação básica do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11919

Palavras-chave:

ensino remoto, trabalho docente, pandemia

Resumo

Este artigo traz dados sobre pesquisa realizada no início do período de distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, sobre a participação docente nas tomadas de decisões na adaptação e continuidade de atividades escolares na transição do ensino presencial para o ensino remoto. A pesquisa foi realizada por meio de distribuição de questionários em grupos virtuais de professores em redes sociais e respondidos de forma voluntária pelos docentes. Foram selecionados os dados coletados de 52 professores atuantes nas redes públicas e privadas do estado de São Paulo. Os resultados mostram que houve pouca participação dos professores neste processo, e que o trabalho se deu de forma precarizada e sem sua devida valorização.

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Biografia do Autor

Carla Wanessa do Amaral Caffagni, Universidade de São Paulo – Brasil

Doutora em Educação pela FEUSP. Professora contratada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

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Publicado

2023-01-25

Como Citar

CAFFAGNI, C. W. do A. Quem decidiu como seria? A participação do professor na transição do ensino presencial para o ensino remoto nas escolas de educação básica do estado de São Paulo. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e11919, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.11919. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11919. Acesso em: 17 jul. 2024.