A LIBERDADE NÃO TIRA FÉRIAS: BRINCAR LIVRE, LUDICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10109

Palavras-chave:

Brincar livre, Ludicidade, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho debate o brincar livre como um caminho didático a alicerçar a relação entre adultos de referência e crianças, a partir da concepção de uma criança potente e capaz de construir saberes de forma autônoma e independente. A pesquisa relatada tem cunho etnográfico (ANDRÉ, 1995) e os dados para análise foram coletados através de observações, filmagem e diário de campo até a produção de uma análise microgenética realizada dentro do espaço físico escolar. Busca-se desmistificar a polaridade entre atividade lúdica e sistemática fazendo-nos olhar para os processos de integração das culturas lúdica, infantil e educativa. Do mesmo modo, pressupõe-se que os elementos que distinguem as atividades lúdicas das sistematizadas podem ser revelados através do grau de iniciativa e protagonismo das crianças ao realizá-las. Entende-se que o brincar parece mais livre que uma atividade sistemática, por possuir polissemia aberta. Curiosamente, a análise de algumas situações gravadas mostrou-nos que, quando é resguardada à criança a liberdade de escolher o processo de realização dessas atividades, a atividade sistemática também oferece abertura polissêmica tanto quanto as atividades lúdicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete de Souza Porto, Universidade Federal do Ceará

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará; Doutora em Educação (UFC), com Pós-doutorado em Educação (UFPE). Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente

Georgia Albuquerque de Toledo Pinto, Universidade Federal do Ceará

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará; Doutora em Educação (FACED/UFC). Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente

Referências

ARIÈS. P. História social da criança e da família. 2 ed., Rio de Janeiro: Hahar Editores, 1981.

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Papirus: Campinas, 1995.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Annablume, 2002.

BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

CLOT, Y. L`autoconfrontation croisée em analyse du travail: l´ápport de la théorie bakhtinienne du dialogue. Equipe de Clinique de l'activité du CNAM. 2005.

COSTA, M. F. V. Discurso, jogo simbólico e escola: uma leitura dialógica do lúdico. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, 2001.

COSTA, M. F. V.; RIBEIRO, R. B. Bonecas: objeto de conflito identitário na arena da dominação cultural. In: _____; _____. (Orgs.) Diversidade cultural e desigualdade: dinâmicas identitárias em jogo. Fortaleza: Editora UFC, 2004. (Diálogos Intempestivos, 17).

CRUZ, L. B. S.; SILVA, M. A. A.; SILVA; M. G. A. A. A Ludicidade se faz presente: caminhos teórico-práticos que conduzem o fazer da ação humana. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.) Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 117-134.

FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA. L. G. O ato de ensinar como estado de ludicidade. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 77-86.

FERREIRA, L. G. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.99-110 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2458. Acesso em: 13 out. 2016.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1970.

FREIRE, P. Pedagogia da Tolerância. São Paulo: Paz e Terra: 2004.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GÓES, M. C. R. “A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade”. Cadernos Cedes, ano XX, no 50, p. 9-25, 2000.

PINTO, G. A. de T. Sentidos do lúdico na educação infantil: dos dispositivos institucionais aos modos de fazer. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2009.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º grau. São Paulo: Cortez, 1997.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes. 1994.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 2000.

WAJSKOP, G. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 2001.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Portugal: Edições 70, 1968.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Porto, B. de S., & Pinto, G. A. de T. . (2021). A LIBERDADE NÃO TIRA FÉRIAS: BRINCAR LIVRE, LUDICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-23. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10109

Edição

Seção

Dossiê Temático