A EDUCAÇÃO ESCOLAR DAS POPULAÇÕES CAMPESINAS DO MUNICÍPIO DE BOTUPORÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11581Palavras-chave:
Educação escolar, Populações campesinas, Botuporã, Aspectos históricos, Políticas PúblicasResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a história do atendimento escolar dos sujeitos campesinos de Botuporã e as políticas públicas direcionadas à sua escolarização. Tem como questão basilar: que história marca o atendimento de escolarização das comunidades campesinas no município de Botuporã e como estão sendo atendidas as demandas educativas dessas populações por meio das políticas públicas implantadas pelos sistemas de ensino? Para produção de dados realizamos uma pesquisa de campo com fundamento na abordagem qualitativa e utilizamos a entrevista semiestruturada para ouvir os doze (12) participantes, sendo três (03) professoras de escolas no campo e nove (09) estudantes que residem ou residiam no meio rural do referido município. Respaldado nos estudos de Fernandes (2011), Calazans, Castro e Silva (1981), Corrêa (1983), Caldart (2011), Santos e Nunes (2020) e Marques (2016), fica evidente que, embora tenha acontecido um avanço numa perspectiva inclusiva, o cenário de invisibilidade que caracteriza toda a história de escolarização das populações campesinas não será modificado sem políticas públicas específicas de atendimento a esses sujeitos, impondo várias exigências a serem assumidas pelos atores locais, em especial, o poder público do município de Botuporã.
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