A EDUCAÇÃO ESCOLAR DAS POPULAÇÕES CAMPESINAS DO MUNICÍPIO DE BOTUPORÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11581

Palavras-chave:

Educação escolar, Populações campesinas, Botuporã, Aspectos históricos, Políticas Públicas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a história do atendimento escolar dos sujeitos campesinos de Botuporã e as políticas públicas direcionadas à sua escolarização. Tem como questão basilar: que história marca o atendimento de escolarização das comunidades campesinas no município de Botuporã e como estão sendo atendidas as demandas educativas dessas populações por meio das políticas públicas implantadas pelos sistemas de ensino? Para produção de dados realizamos uma pesquisa de campo com fundamento na abordagem qualitativa e utilizamos a entrevista semiestruturada para ouvir os doze (12) participantes, sendo três (03) professoras de escolas no campo e nove (09) estudantes que residem ou residiam no meio rural do referido município. Respaldado nos estudos de Fernandes (2011), Calazans, Castro e Silva (1981), Corrêa (1983), Caldart (2011), Santos e Nunes (2020) e Marques (2016), fica evidente que, embora tenha acontecido um avanço numa perspectiva inclusiva, o cenário de invisibilidade que caracteriza toda a história de escolarização das populações campesinas não será modificado sem políticas públicas específicas de atendimento a esses sujeitos, impondo várias exigências a serem assumidas pelos atores locais, em especial, o poder público do município de Botuporã.

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Biografia do Autor

Cleonice Matos Amaral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Ensino (PPGEn) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar. Atualmente é coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual do Campo de Botuporã.

Tatiane Nunes Loiola Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Ensino (PPGEn) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Vice-diretora do Colégio Estadual do Campo de Botuporã e integrante do Grupo de Pesquisa GEISER - Inovação, Suporte ao Ensino e Recursos Didáticos.

Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e no Programa de Pós graduação em Ensino da UESB

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Amaral, C. M., Vieira, T. N. L., & Mateus, K. A. de O. . (2022). A EDUCAÇÃO ESCOLAR DAS POPULAÇÕES CAMPESINAS DO MUNICÍPIO DE BOTUPORÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(10), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i10.11581

Edição

Seção

Artigos