CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8168

Palavras-chave:

Capitalismo, Educação, Relações Sociais, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O presente trabalho procurou considerar os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica enquanto orientação teórico-metodológica nas escolas do campo e uma educação ambiental crítica e emancipatória, na perspectiva de contribuir para a conscientização e transformação das crises que caracterizam a realidade global atual. No desenvolvimento da pesquisa, optamos por apreender o conhecimento como resultado do processo histórico, caracterizado pela ação do homem em si, imerso na constante agitação das formações e transformações sociais, que se movimentam do todo para as partes e das partes para o todo, determinando uma síntese circular na conformidade do contexto e da necessidade de aproximação, ou de distanciamento do pesquisador em relação ao objeto pesquisado, pois o conhecimento considerado por meio de sua função social propicia o enriquecimento da própria existência humana, ou seja, a práxis em sua dimensão transformadora. Podemos afirmar que a concepção de sociedade, de ser humano e de educação da Pedagogia Histórico-Crítica, incide significativamente sobre as possibilidades de entendimento e sobre o desenvolvimento da educação, particularmente, no que diz respeito à formação omnilateral dos sujeitos que vivem e trabalham no meio rural, a partir de uma prática social específica, consciente da realidade local e das demandas do mundo globalizado.

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Biografia do Autor

Ana Paula do Amaral, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso (PPGE/UNEMAT). Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/UFSCar).

Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás - Brasil

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/Regional Catalão). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG). Membro do Comitê de Avaliação de Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/UEG). Email: reisdossantos.flavio@gmail.com.

Maria Cristina dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (UE/ULISBOA). Pós-Doutora em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/UEG).

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Amaral, A. P. do, Santos, F. R., & Santos, M. C. dos. (2021). CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 298-317. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8168

Edição

Seção

Artigos