CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8168Palavras-chave:
Capitalismo, Educação, Relações Sociais, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O presente trabalho procurou considerar os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica enquanto orientação teórico-metodológica nas escolas do campo e uma educação ambiental crítica e emancipatória, na perspectiva de contribuir para a conscientização e transformação das crises que caracterizam a realidade global atual. No desenvolvimento da pesquisa, optamos por apreender o conhecimento como resultado do processo histórico, caracterizado pela ação do homem em si, imerso na constante agitação das formações e transformações sociais, que se movimentam do todo para as partes e das partes para o todo, determinando uma síntese circular na conformidade do contexto e da necessidade de aproximação, ou de distanciamento do pesquisador em relação ao objeto pesquisado, pois o conhecimento considerado por meio de sua função social propicia o enriquecimento da própria existência humana, ou seja, a práxis em sua dimensão transformadora. Podemos afirmar que a concepção de sociedade, de ser humano e de educação da Pedagogia Histórico-Crítica, incide significativamente sobre as possibilidades de entendimento e sobre o desenvolvimento da educação, particularmente, no que diz respeito à formação omnilateral dos sujeitos que vivem e trabalham no meio rural, a partir de uma prática social específica, consciente da realidade local e das demandas do mundo globalizado.
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