Recomposição das aprendizagens na Educação Básica: estratégias pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12742Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação Básica, Pós-PandemiaResumo
O presente artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas por uma escola baiana de educação pública básica para assegurar a recomposição de aprendizagem dos/as estudantes após a pandemia da covid-19. Especificamente, conhecer os desafios advindos da pandemia da covid-19 para a educação e identificar as ações promovidas pela escola pesquisada para promover a formação continuada de professores/as durante e pós-pandemia. Para tanto, ancoramos esta pesquisa em uma abordagem qualitativa, sendo do tipo exploratória e descritiva. Utilizamos o questionário virtual como instrumento para produção dos dados. Contamos com a participação de 16 docentes, sendo 05 homens e 11 mulheres. Os dados revelaram a realidade de: - docentes sobrecarregados de trabalho, sem tempo de estudos e planejamentos; - discentes com defasagem no conhecimento, o que demanda a recomposição de aprendizagens; - escola em busca de um trabalho coletivo para suprir as necessidades advindas de discentes e docentes. Face ao exposto, compreendemos que a implementação de políticas públicas educacionais direcionadas especificamente para a Recomposição de aprendizagem dos/as discentes e Formação Continuada para docentes é um caminho viável para subverter a precarização da educação brasileira e assegurar o direito fundamental social que é a educação, de forma equitativa.
Downloads
Referências
ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CEARÁ, Governo do Estado. Secretaria de Educação. Projeto Paic Voando Mais
Alto, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://paicintegral.seduc.ce.gov.br/documento-voando-mais-alto-2023-1a-estacao/. Acesso em: 24 mai. 2023.
CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Lívia Andrade; FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação, vol. 13, n. 31, Jan./Abr. Maceió/AL 2021. Disponível em https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11798. Acesso em: 05 abr. 2023.
CRUZ, Lilian Moreira. Desenvolvimento profissional, formação sensu stricto e seus desdobramentos no exercício da docência de professores/as da Educação Básica: uma abordagem freireana. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
CRUZ, Lilian Moreira; MOURA, Edite Marques de; MENEZES, Cláudia Celestes Lima Costa. Contributos freirianos para Formação Continuada de professores/as em contexto de pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 5, p. 1-16, jul./set., 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9194. Acesso em: 1 out. 2021.
CRUZ, Lilian Moreira; FERREIRA, Lúcia Gracia. Os princípios fundantes da pedagogia freireana e desenvolvimento profissional docente: enlaçando perspectivas teóricas. Revista Formação em Movimento. v.4. n. 8, p. 68-93, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/221. Acesso em: 1 abr. 2023.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
DIAS, Érika; RAMOS, Mozart Neves. A Educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.30, n.117, p. 859-870, out./dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/LTWGK6r8n6LSPPLRjvfL9qs/. Acesso em: 23 maio 2023.
FÉLIX, Carlos Marcelo Cavalheiro. Escola pública, formação docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, p. 1-19, 2021.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021, p.1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 20 maio 2023.
FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia; SILVA, Michelle Cristina da. Elementos para se pensar na organização do trabalho pedagógico docente no ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 3, n. 8, p. 1-22, abr./jun., 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/11015. Acesso em: 2 ago. 2022.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista De Letras, v. 13, n. 1. 2021. p. 323-344. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/9070. Acesso em: 08 ago. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Tradução de Lilian Lopes Martins. 39. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 69. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação e política. Organização: Ana Maria de Araújo Freire. 5. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
HICKMANN. Janete; BARBOSA, Paulo Roberto; COSTA, Michel; FERREIRA, Gledson de Paiva; CARNEIRO, Jerônimo de Oliveira Lima Lino; SILVA, Fábio José Antônio; SOUZA, Alcione Santos de, LIMA, Glória Fernandes; ZAHAL, Tatiana Pereira Veiga; JACQUES, Cesar Augusto Freitas. A educação pós-pandemia: uso de tecnologias e a recomposição da aprendizagem em Debate. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, e367111638452, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/38452/31737/418816. Acesso em: 06 maio 2023.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza; CAVALCANTE, Társio Ribeiro. Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 8-32, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8309. Acesso em: 13 ago. 2023.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização? Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 51-74, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5122. Acesso em: 18 maio 2023.
SANTOS, Victor. O que é recomposição de aprendizagens e como ela acontece no dia a dia das escolas públicas. Revista Nova Escola, 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20976/o-que-e-recomposicao-de-aprendizagens-e-como-ela-acontece-no-dia-a-dia-das-escolas-publicas. Acesso em: 23 maio 2023.
SANTOS, Marcia Eliza de Godoi; OLIVEIRA, Adriana Leonidas de. Educação em tempos de pandemia: projeto de vida de jovens do ensino médio. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-19.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso: 15 maio 2023.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8029. Acesso em: 09 maio 2023.
UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - Um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação. Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros 2022. Disponível em:
https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.