Recomposição das aprendizagens na Educação Básica: estratégias pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12742

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Básica, Pós-Pandemia

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas por uma escola baiana de educação pública básica para assegurar a recomposição de aprendizagem dos/as estudantes após a pandemia da covid-19. Especificamente, conhecer os desafios advindos da pandemia da covid-19 para a educação e identificar as ações promovidas pela escola pesquisada para promover a formação continuada de professores/as durante e pós-pandemia. Para tanto, ancoramos esta pesquisa em uma abordagem qualitativa, sendo do tipo exploratória e descritiva. Utilizamos o questionário virtual como instrumento para produção dos dados. Contamos com a participação de 16 docentes, sendo 05 homens e 11 mulheres. Os dados revelaram a realidade de: - docentes sobrecarregados de trabalho, sem tempo de estudos e planejamentos; - discentes com defasagem no conhecimento, o que demanda a recomposição de aprendizagens; - escola em busca de um trabalho coletivo para suprir as necessidades advindas de discentes e docentes. Face ao exposto, compreendemos que a implementação de políticas públicas educacionais direcionadas especificamente para a Recomposição de aprendizagem dos/as discentes e Formação Continuada para docentes é um caminho viável para subverter a precarização da educação brasileira e assegurar o direito fundamental social que é a educação, de forma equitativa. 

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Biografia do Autor

Alexandre José dos Santos, Governo do Estado Da Bahia

Graduado em Letras Vernáculas. Pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Professor da rede estadual de ensino de Ilhéus/BA. 

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Coordenadora do Programa Coletivo Paulo Freire.

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

Santos, A. J. dos, & Cruz, L. M. (2023). Recomposição das aprendizagens na Educação Básica: estratégias pós-pandemia. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12742