CONTRIBUTOS FREIRIANOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS EM CONTEXTO DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9194Palavras-chave:
Educação Infantil, Ensino Remoto, Formação continuada, Pandemia, Paulo FreireResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições freirianas para a Formação Continuada de professores/as da Educação Infantil, de uma universidade estadual pública baiana, em um contexto pandêmico. Para tanto, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Utilizamos o questionário virtual (Google Forms) para produzir os dados e contamos com a participação de 26 pós-graduandos/as, sendo 25 mulheres e 1 homem. Os dados revelam que embora a pandemia tenha trazido diversos desafios para os/as professores/as em formação continuada, também possibilitou novas aprendizagens, superação de sentimentos, medos, exigiu mais dedicação etc. Além disso, os questionários nos mostram que algumas palavras geradoras das obras freirianas se fazem presentes nas respostas dos/as colaboradores/as da pesquisa, como: autonomia, dialogicidade, conscientização, libertadora, humanização, reflexão crítica, cidadão, entre outras. Posto isto, observamos que Paulo Freire contribuiu para os/as professores/as terem um olhar mais sensível, compreenderem o desenvolvimento humano, verem a educação como lugar de troca de aprendizagens entre docentes e discentes, isto é, lugar de preparação para a vida.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 16 ago. 2021.
CORDEIRO, UNEB, 37 anos! Universidade é destaque em pesquisas sobre ecologia humana em tempos de pandemia. In: MARQUES, Juracy; DIAS-LIMA, Artur (orgs.); Ecologia humana & pandemias: consequências da COVID-19 para o nosso futuro. [recurso eletrônico]. BA: SABEH, 2020. p. 138-144.
CRUZ, Lilian. Moreira. Entre o perguntar e o responder: problematizações dialógicas freireanas. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8824. Acesso em: 22 set. 2021.
CRUZ, Lilian. Moreira. A conscientização e o compromisso profissional para a mudança social: reflexões freireanas. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 1, p. 111-117, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7456. Acesso em: 22 set. 2021.
CRUZ, Lilian Moreira. Desenvolvimento profissional docente e formação continuada: possíveis diálogos. In: NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; GARCIA, Alexandra; REIS, Graça Regina Franco da Silva; RUST, Naiara Miranda; GIRALDO, Victor. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. v. 2. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii. E-book, 2020, p. 287-296.
CRUZ, Lilian Moreira; BARRETO; Andréia Cristina Freitas; FERREIRA, Lúcia Gracia. Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.5, n.12, maio-agosto, Vitória da Conquista/BA, 2020. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/529 . Acesso em: 13 ago. 2021.
CRUZ, Lilian Moreira, COELHO, Livia Andrade, FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência em Tempos de Pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, Jan./Abr. Maceió/AL 2021. Disponível em https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11798. Acesso em 13 ago. 2021.
CRUZ, Lilian Moreira; MENEZES, Cláudia Celeste Lima Costa; COELHO, Livia Andrade. Formação continuada de professores/as da Educação Infantil num contexto pandêmico: reflexões freirianas. Práxis Educacional. Vol. 17, n. 47, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/arle/view/9426/6123. Acesso em: 18 set. 2021.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 20 mar. 2021.
FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8963. Acesso em: 20 ago. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020a. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 20 set. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 1, p. 55-68, 2020b. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7449. Acesso em: 22 set. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva. v. 11. jul. 2020c, p. 1-18. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326. Acesso em: 22 set. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista De Letras, v. 13, n. 1. 2021. p. 323-344. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/9070. Acesso em: 08 ago. 2021.
FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. P. 283-299. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7453. Acesso em: 20 mar. 2021.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
____. Educação como prática da liberdade. 28 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
____. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 16 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
____. Educação e Mudança. Tradução de Lilian Lopes Martins. 39 ed. Rio de Janeiro/São
Paulo: Paz e Terra, 2018.
____. Pedagogia do Oprimido. 69 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
____. Educação e política. Organização: Ana Maria de Araújo Freire. 5 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
LEITE, Maria Laís dos Santos; TORRES, Geovane Gesteira Sales; CUNHA, Rocelly Dayane Teotonio da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. V. 1, n. 2, 2020. p. 7-30. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7532. Acesso: 05 jan. 2021.
MOURA, Edite Marques. Leitura em Bakhtin e Paulo Freire: palavras e mundos. 2 ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
NÓVOA, Antônio. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, volume 7, número 3, agosto de 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905 Acesso: 16 ago. de 2021.
ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas (ONU). Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou internet como um direito humano. 2011. Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/internet/relatorio-da-onu-declara-internet-como-um-direito-humano,8ea9dceae77ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 10 ago. 2021.
PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Pereiraetal. Acesso em: 30 jun. 2021.
SARMENTO, Teresa; SILVA, Carlos. Contributos emer(ur)gentes para a construção profissional dos educadores/professores – reflexões em tempos pandémicos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 4, p. 1-28, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8960. Acesso em: 22 set. 2021.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8029. Acesso em: 20 mar. 2021.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso: 15 nov. 2020.
SOUZA, Jorsinai de Argolo; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. Políticas públicas para a educação infantil: um debate sobre a expansão da oferta e a formação dos professores. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 392-409, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7900. Acesso em: 22 set. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-24. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8151/5878. Acesso: 05 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.