CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS DOS/NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VOZES DE ESTAGIÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9557Palavras-chave:
Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Docência, Estágio, Ensino Remoto EmergencialResumo
Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental se constituem como um campo complexo, permeado por múltiplas relações, dilemas, contradições e especificidades. Neste trabalho, objetivamos caracterizar essa etapa de escolarização refletindo sobre alguns desafios do processo de aprender a ensinar na perspectiva dos estudantes no componente curricular de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A abordagem qualitativa de pesquisa desenha a trilha metodológica desse trabalho, que se configura também como exploratório. Os dados foram construídos no âmbito do referido componente curricular, ministrado no segundo semestre letivo do ano de 2020, remotamente, a partir de uma atividade que envolvia a resolução de seis situações-problemas pelos estagiários, e analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o desafio de alfabetizar como um dos que ecoam nas vozes dos alunos e outros como dominar várias áreas de conhecimento, realizar o ensino interdisciplinar, planejar, realizar o fazer docente em meio a condições de ausências organizacionais, materiais, de estrutura física, de formação, de conhecimentos e de autonomia. Desse modo, compreendemos que os estagiários apreenderem bem os desafios da docência dos anos iniciais, ao destacarem aspectos que compõe o cotidiano escolar e profissional do professor.
Downloads
Referências
AGUIAR, Maria Angela da S. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vistas e declarações de votos. In: AGUIAR, Maria Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018. p. 8-22.
ARELARO, Lisete Regina Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; KLEIN, Sylvie Bonifácio. O ensino fundamental de nove anos e o direito à educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 35-51, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/hDNMSq5gwHByQxgjgZ689Cx/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2021.
AMORIM, Aline Diniz de; FERNANDES, Maria José da Silva. A formação inicial, a prática pedagógica e o processo de tornar-se professor. Práxis Educacional, v. 14, n. 30, p. 85-110, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4362. Acesso em: 03 jul. 2021.
ANDES, SINDICATO NACIONAL. Nota da Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional sobre o Programa da Residência Pedagógica. 18 de janeiro de 2019. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/nota/nota-sobre-o-programa-de-residencia-pedagogica1. Acesso em: 03 jul. 2021.
APPLE, Michael. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997.
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. “Nova” Política Nacional de Formação de Professores com residência pedagógica: para onde caminha o estágio supervisionado? Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 24, n. 52, p. 253-273, set./dez. 2019.
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. O estágio como práxis, a pedagogia e a didática: que relação é essa? Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-15, e3096048, jan./dez. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2010.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; SANTOS, Jaciara de Oliveira Sant’Anna; MACHADO, Maira Souza. O trabalho docente em tempos de COVID-19: das políticas às práticas. In: COLARES, Getuliana Sousa; ANDRADE, Wendel Melo; COSTA, Gilmar Pereira. Entre a academia e a escola: reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais. Curitiba, PR: CRV, 2021, p. 127-137.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei n. 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7, fev., 2006.
BRASIL. Lei nº. 10.172, 09 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9, jan., 2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2009.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização: o duelo dos métodos. In: SILVA, Ezequiel Theodoro (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007, p. 51-72.
CAMPOS, Roselane de Fátima; DURLI, Zenilde; CAMPOS, Rosânia. BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 169-185, jan./mai. Disponível em:
http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/962. Acesso: 20 abr. 2020.
CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Livia Andrade; FERREIRA, Lúcia. Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, Jan./Abr. 2021. p. 992-1016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11798. Acesso em: 29 jun. 2021.
CRUZ, Lilian Moreira; MENEZES, Cláudia Celeste Lima Costa; COELHO, Livia Andrade. Formação continuada de professores/as da Educação Infantil num contexto pandêmico: reflexões freirianas. Práxis Educacional. Vol. 17, n. 47, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/arle/view/9426/6123. Acesso em: 18 set. 2021.
CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Professor polivalente: profissionalidade docente em análise. Curitiba: Appris, 2017.
DANTAS, Angélica Guedes; MACIEL, Diva Maria M. A. Ensino Fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no distrito federal: estudo de caso. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 110, p. 157-175, jan.-mar. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MLRpYwzXcRd4qcVzrnmSsbf/?format=pdf&lang=PT. Acesso em: 25 jul. 2021.
D'ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Saberes Estruturantes da Prática Pedagógica Docente: um repertório para a sala de aula. In: D'ÁVILA, Cristina; MARIN, Alda Junqueira; FRANCO, Maria Amélia Santoro; FERREIRA, Lúcia Gracia (Orgs.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 33-49.
DEMO, Pedro. O Porvir: desafio das linguagens do século XXI. Curitiba: Ibpex, 2007.
DINIZ-PEREIRA, Júlio E. Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação. Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916. Acesso em: 3 out. 2021.
DOMINGUES, Isaneide; BELLETATI, Valéria C. F. O ensino de Didática e Metodologias específicas: caminhos inovadores na formação de professores polivalentes em Cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo. In: PEDROSO, Cristina Cinto A.; DOMINGUES, Isaneide; FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma G.; PINTO, Umberto A.; BELLETATI, Valéria C. F. (Orgs.). Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo: Cortez, 2017. p. 112-154.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação e avaliação da Educação
Superior. In: AGUIAR, Maria Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018. p. 38-43.
FAVERO, Eveline; GUERRA, Dhyovana Guerra; SANTOS, Heder Luiz Matias Mendes dos
DELAZERI, Camila Molon. O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: uma revisão teórica. Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 21, n. 3, Setembro/Dezembro, 2017, p. 397-406. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/6HZC49VXdLprqMK8HzTXdLJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020.
FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo, Cortez, 2008.
FERRAZ, Roselane Duarte. A BNCC e os desafios aos profissionais da docência: debates necessários. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Salvador, v.7. ahead of print, 2019, p. 95-111. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9830. Acesso em: 25 jul. 2021.
FERRAZ, Roselane Duarte. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-12, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8691. Acesso em: 17 dez. 2020.
FERRAZ, Roselane Duarte. Proximidades e distanciamentos de uma formação reflexiva: um estudo de práticas docentes desenvolvidas por formadores de professores em exercício. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8963. Acesso em: 20 ago. 2021.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 20 mar. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese. v. 7, n. único. p. 301-320. 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sKomRrXn2RJaSe4WRvANcNfRgF6rRC9g/view. Acesso em: 20 abr. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras, v. 13, n. 1. 2021. p. 323-344. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/9070. Acesso em: 08 ago. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; CLARK, Georgia Nellie. Estágio supervisionado em gestão escolar e possibilidades formativas. In: MEIRELES, Mariana Martins de; SILVA, Erica Bastos da; SANTOS, Fernando Henrique Tisque dos. Pedagogias no plural: Inflexões na formação de Professores. Cruz das Almas: Editora da UFRB, 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; CLARK, Georgia Nellie; RIBEIRO, Djeissom Silva. Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 7, ahead of print, 2020. p. 1-19. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427. Acesso em: 20 abr. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. O contexto da educação, das políticas educacionais e do currículo: percepções a partir da Base Nacional Comum Curricular. Revista FORPROLL. v. 4, n. 1, 2020. p. 5-30. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1X2TqZ0kY_bFr3SAz4uHv3PfNzmUQF6zX/view. Acesso em: 25 jul. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Duas visões psicopedagógicas sobre o fracasso escolar. Revista Psicopedagogia. v. 25, n. 77. São Paulo, p. 139-145. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862008000200006. Acesso em: 17 dez. 2020.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação e identidade docente: práticas e políticas de formação. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. (Org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba: CRV, 2014. p. 167-179.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, 2015. p. 1234-1249. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217. Acesso em: 02 fev. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Mandalas Pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 61-76, p. 61-76, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660. Acesso em: 11 ago. 2020.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.
FERREIRA, Lucimar Gracia. Trajetórias de professoras alfabetizadoras: (des)encontros e
(des)encantos no processo de formação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.
FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. P. 283-299. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7453. Acesso em: 20 mar. 2021.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. [retradução e cotejo de textos Sandra Trabucco Valenzuela]. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Políticas Educacionais e docência no ensino fundamental de nove anos. Revista Expressão Católica; v. 9, n. 1; Jan – Jul, 2020, p. 49-59. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3938. Acesso em: 20 mar. 2021.
FRANCISCO, Eliana Lazara. Ensino fundamental de 9 anos: potencialidades e dificuldades da implantação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. CNE ignora entidades da área e aprova Parecer e Resolução sobre BNC da Formação. Revista Educar Mais, v. 4, n. 1, p. 1-3. 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1711. Acesso: 05 jan. 2021.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de Almeida. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma G. Unidade teoria e prática e estágios supervisionados na formação de professores polivalentes: indícios de inovação em cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo In: PEDROSO, Cristina Cinto A.; DOMINGUES, Isaneide; FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma G.; PINTO, Umberto A.; BELLETATI, Valéria C. F. (Orgs.). Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo: Cortez, 2017. p. 61-111.
GORNI, Doralice Aparecida Paranzini. Ensino fundamental de nove anos: estamos preparados para implantá-lo? Ensaio: Avaliação, Políticas Públicas e Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 67-80, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/sGqsGsJr854j9kvq5w3YbqR/abstract/?lang=pt. Acesso: 05 jan. 2021.
HYPOLITO, Álvaro M. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8915. Acesso em: 3 out. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LEITE, Maria Laís dos Santos; TORRES, Geovane Gesteira Sales; CUNHA, Rocelly Dayane Teotonio da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. p. 7-30. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7532. Acesso: 05 jan. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. A formação de professores no curso de Pedagogia e o lugar destinado aos conteúdos do Ensino Fundamental: que falta faz o conhecimento do conteúdo a ser ensinado às crianças? In: SILVESTRE, Magali Aparecida; PINTO, Umberto de Andrade (Orgs.). Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017. p. 49-78.
LIMA, Vânia M. M. A complexidade da docência nos anos iniciais na escola pública. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 22, n. 23, p. 148-166, maio/ago. 2012.
https://core.ac.uk/download/pdf/194357457.pdf. Acesso: 05 jan. 2021.
MONTEIRO, Jéssica de Sousa; SILVA, Diego Pereira da. A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n.3 , set./dez. 2015. p. 19-28. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/14315/pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
OLIVEIRA, Midiã Olinto de; GIOVANNI, Luciana Maria. As condições para o ingresso na profissão docente expressas por concluintes do curso de Pedagogia. In: MARIN, Alda Junqueira; GIOVANNI, Luciana Maria (Orgs.). Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco. 1 ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2016, p. 141, 159.
OLIVEIRA, Tiago Melo de; SANTOS, Fábio Viana. “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 99–106, 2020. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/41. Acesso em: 10 mar. 2021.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto políticopedagógico da escola. 2 ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
PEDROSO, Cristina Cinto A.; DOMINGUES, Isaneide; FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma G.; PINTO, Umberto A.; BELLETATI, Valéria C. F. Cursos de Pedagogia: indícios de inovação na formação de professores polivalentes. In: PEDROSO, Cristina Cinto A.; DOMINGUES, Isaneide; FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma G.; PINTO, Umberto A.; BELLETATI, Valéria C. F. (Orgs.). Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo: Cortez, 2017. p. 24-60.
PEDROSO, Cristina Cinto A.; PINTO, Umberto A. Ações integradoras e de pesquisa na formação inicial do professor polivalente: experiências inovadoras em cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo. In: PEDROSO, Cristina Cinto A.; DOMINGUES, Isaneide; FUSARI, José Cerchi; GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma G.; PINTO, Umberto A.; BELLETATI, Valéria C. F. (Orgs.). Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo: Cortez, 2017. p. 155-196.
PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, Selma G.; FUSARI, José Cerchi; PEDROSO, Cristina Cinto A.; PINTO, Umberto A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: encurtador.com.br/jxALZ. Acesso em: 14 maio 2020.
PIRES, Maria das Graças P.; FERREIRA, Lúcia Gracia; LIMA, Daniel F. Alfabetização, professor alfabetizador e prática pedagógica. Revista Letra Magna. Ano 06, n. 13, 2º Semestre de 2010. Disponível em: http://www.letramagna.com/Artigo10_13.pdf. Acesso em: 26 maio 2021.
POERSCH, J. M. Pode-se alfabetizar sem conhecimentos de lingüísticas? TASCA, M.; POERSCH, J. M. (Orgs.). Suportes Lingüísticos para a alfabetização. 2 ed. Porto Alegre: Sagra, 1990. p. 9-41.
ROCHA, Nathália Fernandes Egito; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. Base Nacional Comum Curricular: os discursos sobre a docência. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 203-217, jan./mai. 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/964. Acesso: 12 maio 2020.
ROVERI, Fernanda Theodoro. Ensino Fundamental de nove anos: rupturas com a educação infantil ou acolhimento das infâncias? Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 28, p. 263-278. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9111. Acesso: 23 abr. 2020.
SAVELI, Esméria de Lourdes. Ensino fundamental de nove anos: bases legais de sua implantação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 3, n. 1, p. 61-72, 2008. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/355. Acesso: 13 mar. 2020.
SILVA, Mara Aparecida Alves; FERREIRA, Lúcia Gracia. A Pedagogia como Ciência da Educação: reflexões epistemológicas e contribuições na formação docente. Educere et Educare, v. 16, n. 38, p. 32-51, 2021. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25741. Acesso em: 20 ago. 2021.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-19, 4 out. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso: 15 nov. 2020.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8029. Acesso em: 20 mar. 2021.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Estágio Remoto Emergencial: refrações de um conceito para o ensino. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-15. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8968. Acesso em: 20 ago. 2021.
TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-24. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8151/5878. Acesso: 05 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.