A FORMAÇÃO INICIAL, A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE TORNAR-SE PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4362Palavras-chave:
Formação de professores. Prática pedagógica. Professor iniciante.Resumo
O presente texto objetiva discutir potencialidades e fragilidades da formação inicial de professores para o exercício da profissão, tendo como referência a prática pedagógica. O professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, considerado polivalente, vivencia inquietações e anseios no início da carreira que são gerados, na maioria das vezes, por fragilidades da formação inicial que não consideram a atuação em sala de aula e a articulação teoria e prática. A discussão pauta-se em dados coletados por meio de entrevistas com seis professores iniciantes graduados no curso de Pedagogia numa instituição pública de ensino superior do interior do estado de São Paulo. Como principais resultados constata-se que a formação inicial é reconhecida, pelos entrevistados, como base fundamental para a preparação e exercício da docência, contudo, os professores apontaram os limites desta formação, destacando especialmente a desvalorização da dimensão prática da profissão que deveria ser complementar à formação teórica. Os sujeitos entrevistados vivenciaram grandes desafios ao adentrarem o espaço escolar, deparando-se com elementos centrais do trabalho que, por não terem sido adequadamente explorados ao largo da formação, lhes pareciam novidades. Ao lado dos desafios, os respondentes também apontaram significativas aprendizagens obtidas na relação com os professores experientes e com os gestores escolares, ressaltando a importância da socialização da prática para a atuação profissional. Neste sentido, a pesquisa apontou a fragilidade ainda marcante na formação inicial no que tange à dimensão da prática pedagógica, indicando que os resultados das pesquisas não têm sido adequadamente incorporados à preparação dos professores.
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