Anúncios

Edição Atual

v. 21 n. 52 (2025): Fluxo contínuo
					Visualizar v. 21 n. 52 (2025): Fluxo contínuo

Edição 2025 de publicação em fluxo contínuo

Publicado: 2025-01-17

Artigos

  • A ERER na proposta curricular do ensino fundamental, do estado do Amazonas

    Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma Josenila Costa de Brito
    e15826
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.15826
  • Práticas pedagógicas para alunos com autismo: uma análise à luz das práticas baseadas em evidências

    Mariele Finatto, Carlo Schmidt
    e13618
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.13618
  • Entre o previsto e o vivido na educação de jovens e adultos: incômodos, angústias e denúncias

    Lilian Oliveira Daniel, Carla Regina Mariano da Silva
    e14172
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.14172
  • A organização do trabalho do professor de apoio pedagógico para o ensino do aluno com TEA

    Maria Lídia Sica Szymanski, Vanessa Fernandez Prause
    e13557
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.13557
  • Critérios de idoneidade didática como instrumento de avaliação dos cursos de medicina

    Pedro Fonseca de Vasconcelos, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Ana Cristina Santos Duarte
    e12664
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.12664
  • Educação não-formal e espaços não-formais de educação nas licenciaturas em ciências da natureza

    Manoel Augusto Polastreli, Pedro José Garcia Júnior, Antonio Donizetti Sgarbi
    e14483
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.14483
  • “Quando a participação das crianças é uma miragem”: obstáculos em contextos educativos

    Catarina Tomás, Carolina Gonçalves, Juliana Gazzinelli
    e13456
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.13456
  • As diferenças entre as pesquisas do tipo estado da arte e estado do conhecimento em educação

    Paulo Roberto Dalla Valle, Elisiane Krumenauer Amaral, Jacques de Lima Ferreira
    e14274
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.14274
  • Tecnologia assistiva em salas de recursos multifuncionais para ensinar matemática: percepções docentes

    Larissa Leal Scapin Gubert, Marcos Lübeck
    e14601
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.14601
  • Condições de trabalho docente na educação especial no estado de Mato Grosso do Sul (2008-2024)

    Sandra Regina de Oliveira de Souza, Andréia Nunes Militão
    e15909
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.15909
  • A atuação dos aparelhos privados de hegemonia para controle da educação

    Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Valéria Prazeres dos Santos, Roseane Oliveira Rios
    e14891
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.14891
  • A biblioteca escolar na lei e para além da lei – uma análise

    Fabíola Ribeiro Farias, Luiz Percival Leme Britto
    e16021
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.16021
  • A educação no pós-pandemia: uma revisão de escopo sobre os percalços a serem superados

    Lia Machado Fiuza Fialho, Felipe Queiroz Siqueira, Vanusa Nascimento Sabino Neves
    e15869
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.15869
  • O brincar no ensino fundamental e suas ressonâncias para a formação docente

    Marilete Calegari Cardoso
    e17288
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17288
  • Educação infantil quilombola na região amazônica: estudo da BNCC nos projetos políticos pedagógicos

    Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Kátia Cristina Fernandes e Silva, Sinara Almeida da Costa
    e17304
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17304
  • Denúncia, anúncio e utopia em Paulo Freire: notas para pensar o campo da educação

    Marciano Antonio da Silva, Allene Carvalho Lage
    e17335
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17335
  • O papel da formação contínua e da inovação no desempenho organizacional do ensino superior português

    Pedro Ribeiro Mucharreira, Marina Godinho Antunes, Maria do Rosário Texeira Justino, Joaquín Texeira-Quirós
    e16641
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.16641
  • Formação inicial e a profissão docente: representações sociais de professores de língua inglesa

    Germinio José da Silva Junior, Denise Aparecida Brito Barreto
    e17018
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17018
  • O movimento de importação-exportação do sloyd como uma pedagogia para o ensino profissional no Brasil

    Rafael Duarte Falcão, Olivia Morais de Medeiros Neta
    e17374
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17374
  • A base nacional comum curricular e o debate acadêmico: contribuições e contradições

    Maria Elinete Gonçalves Pereira, Lélia Cristina Silveira de Moraes
    e17376
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17376
  • Política de cotas para o ingresso do surdo estudante na Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Marcia Pereira Ribeiro, Jussara Marques de Macedo
    e17518
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17518
  • Retorno à escola e o direito à educação: um estudo com alunos do Proeja/Ifma

    Talita de Jesus da Silva Martins, Natália Cristina Goiabeira dos Santos
    e17530
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17530
  • Entre eixos e categorias: percursos e tendências na pesquisa em educação por meio do estado da arte

    Mariana Sousa de Oliveira Dias, Irlandia da Ponte Lima, Nereida Maria Santos Mafra De Benedictis
    e17531
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17531
  • Saberes necessários à formação docente: discursos sobre educação inclusiva

    Wania Ribeiro Fernandes, Valdelúcia Alves da Costa
    e17532
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17532
  • Qualidade de vida na gestão escolar da Bahia

    Ruthnelle de Oliveira Chagas, Claudia Cristiane Andrade Barros, Berta Leni Costa Cardoso
    e18152
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.18152
  • Internacionalização e gestão da educação superior

    Henderson Carvalho Torres, Augusto Cesar Rios Leiro
    e18171
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.18171
  • Contexto histórico-político da formação de professores alfabetizadores: retrocessos e perdas

    Lucimar Gracia Ferreira
    e18247
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.18247

Entrevistas

  • O papel da sociologia da educaçao na formação docente em Portugal: entrevista com Mariana Gaio Alves

    Mariana Gaio Alves, Ruth Araújo da Cunha, Camila Ferreira da Silva
    e17287
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17287

Seção Temática

  • Letramento digital na era da inteligência artificial: explorando o envolvimento dos estudantes com o feedback da avaliação automatizada de escrita

    Zhe (Victor) Zhang
    e17102
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17102
  • Desenvolvendo um recurso educacional aberto (rea) para ia generativa no ensino superior

    Susan Brokensha, Katinka de Wet, Herkulaas Combrink, Nola Redelinghuys, Ketshepileone Matlhoko, Cornelle Scheltema-van Wyk
    e17103
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17103
  • Tensões entre os princípios da ia generativa e a prática na educação para equidade

    John Pike, Tamra Ulpen
    e17104
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17104
  • Regulamentação da inteligência artificial no Brasil, na UE e no UK e seus impactos na educação

    Allyson Carvalho de Araujo, Marjory Da Costa Abreu, Everton Cavalcante
    e17105
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17105
  • Inteligência artificial na avaliação educacional: potencialidades e limitações

    Leandro Araujo de Sousa, Allan Solano Souza, Daniel Ríos Mu`ñoz, José Airton de Freitas Pontes Junior
    e17106
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17106
  • IA e a educação bilíngue no modelo de aprendizagem significativa: uma reflexão crítica

    Wilder Yesid Escobar Alméciga, Daniel Hernando Rojas Rodríguez, Fabián Benavides Jiménez
    e17107
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17107
  • Tecnologias digitais para uma educação de qualidade equitativa

    Gurumurthy Kasinathan, Susan Sreemala
    e17108
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17108

Sessão temática - Protagonismo da Didática na formação de professores

  • A Didática nos cursos de Pedagogia – presença ou invisibilidade?

    Cristina d’Ávila
    e17580
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17580
  • Tramas da Didática na Pedagogia: projeções do ensino em Universidades Federais na região nordeste

    José Leonardo Rolim de Lima Severo
    e17941
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17941
  • A relevância da Didática nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais da região sudeste

    Rosana Aparecida Ferreira Pontes, Selma Garrido Pimenta, Suzana dos Santos Gomes
    e17581
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17581
  • O componente Didática nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais da região sul

    Lui Nörnberg, Julio Cesar Bresolin Marinho , Ana Cristina da Silva Rodrigues
    e17852
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17582
  • Didática nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais da região centro-oeste

    Marilza Vanessa Rosa Suanno, José Carlos Libâneo, Sheila Santos de Oliveira
    e17585
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17585
  • Parceria pesquisador-professor na Didática das ciências humanas e desenvolvimento profissional docente

    Anderson Araújo-Oliveira
    e17942
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17942
  • Um olhar crítico sobre a Didática crítica no Brasil

    Alexsandro Conceição, Ivanildo Cajazeira
    e17584
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.17584
Ver Todas as Edições