MANDALAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: SABERES E SABORES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5660Palavras-chave:
Ensinar, Aprender, Docência, Processo formativoResumo
Este artigo perspectiva pensar as contribuições das metodologias e estratégias de ensino para a formação docente. Tem por objetivo descortinar as experiências referente a utilização na prática pedagógica e no processo de formação docente, de uma técnica de ensino e sua flexibilidade. Ainda buscamos conhecer a influência e a colaboração dessa técnica que convencionamos chamar de mandalas pedagógicas. Esta foi utilizada tanto na formação inicial quanto continuada; tanto no ensino quanto na pesquisa; visando a (re)construção de saberes e aprendizagens plurais. Constatamos que como estratégia pedagógica as mandalas pedagógicas são provocadoras de diálogos e contribuem para ultrapassarmos a simples reprodução de conteúdo e se mostraram como hábeis, principalmente, por explorar as dimensões artísticas e estéticas. Neste âmbito, as dimensões profissionais foram exploradas para compor o cotidiano dos espaços de formação e o processo formativo.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.