v. 4 n. 11 (2023): jan./dez. Publicação Contínua

					Visualizar v. 4 n. 11 (2023): jan./dez. Publicação Contínua
Publicado: 2023-09-11

Editorial

Artigos

  • Mulheres cientistas: discutindo sexismo e racismo nas aulas de Química no Ensino Médio

    Maria Fabiana Costa Evangelista, Wanderson Diogo Andrade da Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11654
  • Recomposição das aprendizagens na Educação Básica: estratégias pós-pandemia

    Alexandre José dos Santos, Lilian Moreira Cruz
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12742
  • Desafios e contribuições do estágio supervisionado na formação inicial do professor de Matemática

    Igor de Souza Pereira, Fernanda Andréa Fernandes Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11618
  • A abordagem didática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: suas faces e interfaces no processo

    Gabriela da Silva Melo, Maria Eurácia Barreto de Andrade
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11594
  • Rememorando e ressignificando a docência universitária: relato de experiência debutante

    Isabela Pereira de Jesus, Jane Cleia Guimarães Cantil, Márcia Mineiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14197
  • Ele foi um grande profissional, mas agora aposentado: suas vozes se ouvem

    Milagros Elena Rodriguez
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12693
  • A educação inclusiva no ensino de Língua Portuguesa: perspectivas e desafios no município de Eunápolis-BA

    Crislane Santos Silva, Andreia Cristina Freitas Barreto, Lucimar Gracia Ferreira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12136
  • O uso do whatsapp na Educação Infantil: que caminho tomar com o ensino remoto, o desafio estava posto!

    Mariana Winne Ferreira Pereira, Lívia Andrade Coelho
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12769
  • Entre cantos e contragolpes: subversão responsável no ensino de Matemática através da capoeira

    Thais Guimarães de Oliveira, Rodrigo Fernandes Morais, Antonio Carlos Fontes dos Santos
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13477
  • Pesquisas na área de Educação sobre a influência do Escola Sem Partido nos Planos Municipais de Educação

    Hilheno Oliveira Miranda, Ennia Débora Passos Braga Pires, Soane Santos Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13606
  • As implicações do projeto de extensão “tutorias colaborativas em alfabetização” na formação inicial docente: contextos e aprendizagens

    Alba Lúcia Gonçalves, Lilian Moreira Cruz
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14006
  • Planejamento no ensino remoto: desafios e estratégias na organização do trabalho de professores da Educação Básica

    Roselane Duarte Ferraz, Solange Trindade de Almeida
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14117

Resenhas

  • Discussões em torno do fenômeno educacional: debates contemporâneos, políticas e práticas

    Mariana Aguiar Manenti, Hortência Pessoa Pereira
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14252
  • Politicidade da Educação: proposições freireanas

    Alexandre José dos Santos, Cláudia Celeste Lima Costa Menezes
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13013

Ensaios

  • História das mulheres na Educação Infantil: possibilidades didáticas a partir da obra “Frida Kahlo”

    Elenice de Paula
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13607
  • A formação continuada de professoras: a relação teoria e prática nos processos de ensino na Educação Infantil

    Fernanda Soares Pedreira Andrade da Cruz, Sabrina Torres Gomes, Djeissom Silva Ribeiro
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13022
  • Entrevista interativa: um ensaio para desenhar o instrumento

    Lúcia Gracia Ferreira, Marta de Souza França
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14253

Dossiê Temático

  • Apresentação do dossiê temático: A (re)construção da educação química na valorização da democracia e na defesa do meio ambiente

    Michele Marcelo Silva Bortolai, Carolina Queiroz Santana, Thiago Santos Guimarães, Amenson Trindade Gomes
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14179
  • As reformas educacionais atuais e suas contradições com a concepção de formação de professor do IQ-UFBA

    Fernanda Welter Adams, Edilson Fortuna de Moradillo
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13968
  • Química orgânica: um estudo de caso voltada ao amadurecimento de frutas

    Gabriel Oliveira de Souza, Yan Teixeira dos Santos Cardoso, Michelle Coelho Lima, Luiza Renata Félix de Carvalho Lima, Indman Ruana Lima Queiroz
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13985
  • Desempenho acadêmico e o sono: um estudo com licenciandos do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB

    Eduardo dos Santos Argolo, Cristiane dos Santos Bispo, Creuza Souza Silva
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14001
  • Pensando em raça na BNCC: uma análise marxista da colonialidade do saber no currículo de química no ensino médio

    Alan Cerqueira, Rafael Moreira Siqueira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14002
  • O analfabetismo científico como problema social no Brasil

    Taís da Silva Meira, Alcione Torres Ribeiro
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14004
  • Química forense: uma proposta para construção de oficinas didáticas para o ensino médio

    Gilvania Santos de Oliveira, Júlia Ellen Barboza das Virgens, Luis Felipe Santana Aguiar , Siméia dos Santos Cerqueira
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14012
  • Luminescência como elemento de intercontextualidade no ensino de química: uma experiência no PIBID

    Brunielle Santos de Jesus, Márcio Santos de Santana Filho, Eliane Teixeira Souza, Siméia dos Santos Cerqueira
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14013
  • Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química

    Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14018
  • Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu: uma proposta didática para o ensino de química

    Silmaria Coelho dos Santos, Helenira Lúcia Oliveira Gonçalves, Juliana Catulino de Santana Costa, Wanderson Farias da Silva Alves, Rosemeire Baraúna Meira de Araújo
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14020
  • Análise de uma sequência didática em equilíbrio ácido-base no 2o ano do ensino médio

    Juliane Santos de Melo, Alexandre Mascarenhas Miranda, Amanda Paixão de Jesus, Ester Nascimento Santos, José Vieira do Nascimento Júnior
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14023
  • O podcast Farmei! na formação inicial docente: contribuições para abordagem humanizada dos espaços não-formais

    Paloma Ribeiro Bezerra, Mayara Soares de Melo
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14025
  • Ensino do conceito de orbital atômico: algumas reflexões

    Márcio Matos Lima
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14028
  • Despigmentação do xarope: uma proposta experimental inventiva

    Silvio Luiz de Souza Silva, Fernanda Silva Santos , Yngrid Gisellen de Freitas Ribeiro, Rafaela dos Santos Lima
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14030
  • A experiência da aplicação do estudo de caso no olhar dos pibidianos

    Ana Carolina Farias Pereira Silva, Amanda Santos Melo, Indman Ruana Lima
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14032
  • Afrofuturismo e ciências: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais (2008 - 2023)

    Allana Sobrinho dos Santos, Paloma Nascimento dos Santos
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14033
  • Formação de professores e educação escolar quilombola no ensino de ciências: uma revisão das teses e dissertações

    Marcelo Alves Lima Junior, Paloma Nascimento dos Santos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14035
  • Trilhando com a termoquímica: explorando o potencial da experimentação e do lúdico nas aulas de estágio supervisionado

    Manuella Sena da Mota, Rafael Rocha Teixeira , Indman Ruana Lima Queiroz
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14036
  • O papel da contextualização em química no curso de formação de engenheiros mecânicos: uma análise do monitor

    Rafael Rocha Teixeira, Rosilene Ventura de Souza, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14038
  • Perspectivas dos estudantes de uma escola em Feira de Santana acerca do experimento prático sobre polímeros

    Dominique Paz de Andrade Pires , Edmilson Alves da Silva, Marcelo Alves Lima Junior , Assicleide Silva Brito
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14040
  • Os caminhos do Arandu até o Kimistari: relações étnico-raciais no ensino de química através de oficinas temáticas

    Ketila Kaliane Bacelar Brito Lopes, Maise Ribeiro Araujo, Franciellen Rodrigues da Silva Costa
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14041
  • Cadê a termoquímica que estava aqui? Análise do conteúdo de Termoquímica em uma coleção de livros didáticos

    Juliana Vilas Bôas Costa Dias, Hellen Christina Araujo Dourado, Rafael Moreira Siqueira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14045
  • A química da bebida alcoólica: um estudo de caso

    Daniel de Oliveira Silva, Joaci Pereira da Costa filho, Indman Ruana Lima Queiroz, Michele Coelho Lima
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14047
  • Concepções dos alunos da terceira série sobre a química e o cientista: um estudo qualitativo

    Sayonara de Araújo Mota, Beatriz dos Santos Santana, Olívia Maria Bastos Costa
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14048
  • O ensino de fórmulas, equações e reações químicas: elaborando um dicionário químico

    Natália Alves Gomes da Silva, Ester Costa Silva, Francisco Carneiro Lima, Rosilene Ventura de Souza
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14049
  • Quiz químico, uma introdução aos conteúdos de química de modo contextualizado para alunos do ensino médio

    Grazielen Souza Das Virgens, Jamille Santos da Luz, Iviny Thalia Silva Queiroz, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14052
  • A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química

    Vinícius Silva dos Santos, Rosemeire Baraúna Meira de Araújo, Rosely Souza Rabelo Chaves
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054
  • Resgate da Cultura Local da Produção de Farinha em Nazaré-Bahia: possibilidades no ensino de química

    Lilian Moreira Pereira dos Santos, Jadson Borges Santos, Rafael Moreira Siqueira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14055
  • Distribuição eletrônica descomplicada: aprendendo brincando

    Veronica Menezes, Beatriz Aguiar e Silva Pereira, Clara Beatriz Silva Ferreira, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14057
  • Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia

    João Vitor Neves, Elisa Prestes Massena
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058
  • A química dos agrotóxicos: uma proposta didática para o ensino médio com enfoque na abordagem CTS

    Alania da silva Santos, Quézia Ramos Pereira, Neila santos dos Anjos, Wanderson Farias da Silva Alves, Rosemeire Barauna Meira de Araujo
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14060
  • A Importância da experimentação na introdução à temática de soluções La importancia de la experimentación al introducir el tema desoluciones

    Ana Vitória Barbosa Neves, Albérico Lemos Camargo Neto, Luiz Filipe Santana de Souza, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Félix de Carvalho Lima
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14061
  • O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar

    Lara Gabriela Lima Barretto , Assicleide Silva Brito, Carolina de Oliveira Cerqueira Lima
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14063
  • A importância da residência pedagógica na formação do futuro professor: prática e interdisciplinaridade

    Larissa Santos Serra, Rafael de Jesus Santos, Paulo Roberto Nunes, Assicleide Silva Brito
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14064