Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 11 (2023): jan./dez. Publicação Contínua
v. 4 n. 11 (2023): jan./dez. Publicação Contínua
Publicado:
2023-09-11
Editorial
Editorial
Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz
1
Artigos
Mulheres cientistas: discutindo sexismo e racismo nas aulas de Química no Ensino Médio
Maria Fabiana Costa Evangelista, Wanderson Diogo Andrade da Silva
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11654
Recomposição das aprendizagens na Educação Básica: estratégias pós-pandemia
Alexandre José dos Santos, Lilian Moreira Cruz
1-21
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12742
Desafios e contribuições do estágio supervisionado na formação inicial do professor de Matemática
Igor de Souza Pereira, Fernanda Andréa Fernandes Silva
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11618
A abordagem didática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: suas faces e interfaces no processo
Gabriela da Silva Melo, Maria Eurácia Barreto de Andrade
1-15
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11594
Rememorando e ressignificando a docência universitária: relato de experiência debutante
Isabela Pereira de Jesus, Jane Cleia Guimarães Cantil, Márcia Mineiro
1-16
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14197
Ele foi um grande profissional, mas agora aposentado: suas vozes se ouvem
Milagros Elena Rodriguez
1-18
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12693
A educação inclusiva no ensino de Língua Portuguesa: perspectivas e desafios no município de Eunápolis-BA
Crislane Santos Silva, Andreia Cristina Freitas Barreto, Lucimar Gracia Ferreira
1-24
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12136
O uso do whatsapp na Educação Infantil: que caminho tomar com o ensino remoto, o desafio estava posto!
Mariana Winne Ferreira Pereira, Lívia Andrade Coelho
1-21
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12769
Entre cantos e contragolpes: subversão responsável no ensino de Matemática através da capoeira
Thais Guimarães de Oliveira, Rodrigo Fernandes Morais, Antonio Carlos Fontes dos Santos
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13477
Pesquisas na área de Educação sobre a influência do Escola Sem Partido nos Planos Municipais de Educação
Hilheno Oliveira Miranda, Ennia Débora Passos Braga Pires, Soane Santos Silva
1-21
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13606
As implicações do projeto de extensão “tutorias colaborativas em alfabetização” na formação inicial docente: contextos e aprendizagens
Alba Lúcia Gonçalves, Lilian Moreira Cruz
1-18
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14006
Planejamento no ensino remoto: desafios e estratégias na organização do trabalho de professores da Educação Básica
Roselane Duarte Ferraz, Solange Trindade de Almeida
1-21
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14117
Resenhas
Discussões em torno do fenômeno educacional: debates contemporâneos, políticas e práticas
Mariana Aguiar Manenti, Hortência Pessoa Pereira
1-6
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14252
Politicidade da Educação: proposições freireanas
Alexandre José dos Santos, Cláudia Celeste Lima Costa Menezes
1-7
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13013
Ensaios
História das mulheres na Educação Infantil: possibilidades didáticas a partir da obra “Frida Kahlo”
Elenice de Paula
1-13
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13607
A formação continuada de professoras: a relação teoria e prática nos processos de ensino na Educação Infantil
Fernanda Soares Pedreira Andrade da Cruz, Sabrina Torres Gomes, Djeissom Silva Ribeiro
1-26
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13022
Entrevista interativa: um ensaio para desenhar o instrumento
Lúcia Gracia Ferreira, Marta de Souza França
1-20
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14253
Dossiê Temático
Apresentação do dossiê temático: A (re)construção da educação química na valorização da democracia e na defesa do meio ambiente
Michele Marcelo Silva Bortolai, Carolina Queiroz Santana, Thiago Santos Guimarães, Amenson Trindade Gomes
1-3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14179
As reformas educacionais atuais e suas contradições com a concepção de formação de professor do IQ-UFBA
Fernanda Welter Adams, Edilson Fortuna de Moradillo
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13968
Química orgânica: um estudo de caso voltada ao amadurecimento de frutas
Gabriel Oliveira de Souza, Yan Teixeira dos Santos Cardoso, Michelle Coelho Lima, Luiza Renata Félix de Carvalho Lima, Indman Ruana Lima Queiroz
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13985
Desempenho acadêmico e o sono: um estudo com licenciandos do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB
Eduardo dos Santos Argolo, Cristiane dos Santos Bispo, Creuza Souza Silva
1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14001
Pensando em raça na BNCC: uma análise marxista da colonialidade do saber no currículo de química no ensino médio
Alan Cerqueira, Rafael Moreira Siqueira
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14002
O analfabetismo científico como problema social no Brasil
Taís da Silva Meira, Alcione Torres Ribeiro
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14004
Química forense: uma proposta para construção de oficinas didáticas para o ensino médio
Gilvania Santos de Oliveira, Júlia Ellen Barboza das Virgens, Luis Felipe Santana Aguiar , Siméia dos Santos Cerqueira
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14012
Luminescência como elemento de intercontextualidade no ensino de química: uma experiência no PIBID
Brunielle Santos de Jesus, Márcio Santos de Santana Filho, Eliane Teixeira Souza, Siméia dos Santos Cerqueira
1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14013
Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química
Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14018
Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu: uma proposta didática para o ensino de química
Silmaria Coelho dos Santos, Helenira Lúcia Oliveira Gonçalves, Juliana Catulino de Santana Costa, Wanderson Farias da Silva Alves, Rosemeire Baraúna Meira de Araújo
1-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14020
Análise de uma sequência didática em equilíbrio ácido-base no 2o ano do ensino médio
Juliane Santos de Melo, Alexandre Mascarenhas Miranda, Amanda Paixão de Jesus, Ester Nascimento Santos, José Vieira do Nascimento Júnior
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14023
O podcast Farmei! na formação inicial docente: contribuições para abordagem humanizada dos espaços não-formais
Paloma Ribeiro Bezerra, Mayara Soares de Melo
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14025
Ensino do conceito de orbital atômico: algumas reflexões
Márcio Matos Lima
1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14028
Despigmentação do xarope: uma proposta experimental inventiva
Silvio Luiz de Souza Silva, Fernanda Silva Santos , Yngrid Gisellen de Freitas Ribeiro, Rafaela dos Santos Lima
1-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14030
A experiência da aplicação do estudo de caso no olhar dos pibidianos
Ana Carolina Farias Pereira Silva, Amanda Santos Melo, Indman Ruana Lima
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14032
Afrofuturismo e ciências: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais (2008 - 2023)
Allana Sobrinho dos Santos, Paloma Nascimento dos Santos
1-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14033
Formação de professores e educação escolar quilombola no ensino de ciências: uma revisão das teses e dissertações
Marcelo Alves Lima Junior, Paloma Nascimento dos Santos
1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14035
Trilhando com a termoquímica: explorando o potencial da experimentação e do lúdico nas aulas de estágio supervisionado
Manuella Sena da Mota, Rafael Rocha Teixeira , Indman Ruana Lima Queiroz
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14036
O papel da contextualização em química no curso de formação de engenheiros mecânicos: uma análise do monitor
Rafael Rocha Teixeira, Rosilene Ventura de Souza, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14038
Perspectivas dos estudantes de uma escola em Feira de Santana acerca do experimento prático sobre polímeros
Dominique Paz de Andrade Pires , Edmilson Alves da Silva, Marcelo Alves Lima Junior , Assicleide Silva Brito
1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14040
Os caminhos do Arandu até o Kimistari: relações étnico-raciais no ensino de química através de oficinas temáticas
Ketila Kaliane Bacelar Brito Lopes, Maise Ribeiro Araujo, Franciellen Rodrigues da Silva Costa
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14041
Cadê a termoquímica que estava aqui? Análise do conteúdo de Termoquímica em uma coleção de livros didáticos
Juliana Vilas Bôas Costa Dias, Hellen Christina Araujo Dourado, Rafael Moreira Siqueira
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14045
A química da bebida alcoólica: um estudo de caso
Daniel de Oliveira Silva, Joaci Pereira da Costa filho, Indman Ruana Lima Queiroz, Michele Coelho Lima
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14047
Concepções dos alunos da terceira série sobre a química e o cientista: um estudo qualitativo
Sayonara de Araújo Mota, Beatriz dos Santos Santana, Olívia Maria Bastos Costa
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14048
O ensino de fórmulas, equações e reações químicas: elaborando um dicionário químico
Natália Alves Gomes da Silva, Ester Costa Silva, Francisco Carneiro Lima, Rosilene Ventura de Souza
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14049
Quiz químico, uma introdução aos conteúdos de química de modo contextualizado para alunos do ensino médio
Grazielen Souza Das Virgens, Jamille Santos da Luz, Iviny Thalia Silva Queiroz, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14052
A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química
Vinícius Silva dos Santos, Rosemeire Baraúna Meira de Araújo, Rosely Souza Rabelo Chaves
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054
Resgate da Cultura Local da Produção de Farinha em Nazaré-Bahia: possibilidades no ensino de química
Lilian Moreira Pereira dos Santos, Jadson Borges Santos, Rafael Moreira Siqueira
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14055
Distribuição eletrônica descomplicada: aprendendo brincando
Veronica Menezes, Beatriz Aguiar e Silva Pereira, Clara Beatriz Silva Ferreira, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14057
Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia
João Vitor Neves, Elisa Prestes Massena
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058
A química dos agrotóxicos: uma proposta didática para o ensino médio com enfoque na abordagem CTS
Alania da silva Santos, Quézia Ramos Pereira, Neila santos dos Anjos, Wanderson Farias da Silva Alves, Rosemeire Barauna Meira de Araujo
1-9
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14060
A Importância da experimentação na introdução à temática de soluções
La importancia de la experimentación al introducir el tema desoluciones
Ana Vitória Barbosa Neves, Albérico Lemos Camargo Neto, Luiz Filipe Santana de Souza, Caio Fernando Gromboni, Luiza Renata Félix de Carvalho Lima
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14061
O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar
Lara Gabriela Lima Barretto , Assicleide Silva Brito, Carolina de Oliveira Cerqueira Lima
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14063
A importância da residência pedagógica na formação do futuro professor: prática e interdisciplinaridade
Larissa Santos Serra, Rafael de Jesus Santos, Paulo Roberto Nunes, Assicleide Silva Brito
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14064
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Artigos mais lidos
PESQUISA DE SURVEY E AMOSTRAGEM: APORTES TEÓRICOS ELEMENTARES
3344
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
3316
Recomposição das aprendizagens na Educação Básica: estratégias pós-pandemia
1676
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LUDICIDADE: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS NUM CONTEXTO DE MUDANÇAS
921
CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS DOS/NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VOZES DE ESTAGIÁRIOS
703
Contador ativo desde novembro/2020
Edição Atual