A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIADOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: RELATOS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7455Palavras-chave:
Formação de professores, Processo formativo, Identidade docenteResumo
Apresentamos nesse artigo um diálogo sobre o processo formativo nos cursos de licenciatura em Física e Matemática através de relatos de experiência, tendo como foco a formação de professores dessas áreas, bem como o processo da construção identitária no percurso da formação inicial. Embasado nos estudos sobre identidade docente (DUBAR, 2005; GOMES, 2008; PIMENTA; LIMA, 2004) e considerando a importância sobre como ocorre o processo de construção dessa identidade docente, discutimos sobre os caminhos e experiências que contribuíram para essa construção, a fim de propor uma discussão que possa contribuir, por meio da reflexão sobre ações pedagógicas e identidade docente, complementando estudos já existentes para uma melhor compreensão no processo de formação de professores, principalmente, o Ensino de Física e Matemática.
Downloads
Referências
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências. SP: Cortez, 1993.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dez. 1999.
_____________ Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectiva em Diálogo – Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v.01, n.01, p. 34-42, jan-jun.2014.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréia Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 01, p. 45-56, 2005.
GOMES, Alberto Albuquerque. A construção da identidade profissional do professor: uma análise de egressos do curso de Pedagogia. VI Congresso Português de Sociologia – mundos sociais: saberes e práticas. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 2008. p.1-15.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: marcas da diferença. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas: SP, 2000.
MELLO, Roseli Rodrigues. Os saberes docentes e a formação cotidiana nas séries iniciais do Ensino Fundamental (um estudo de casos múltiplos de tipo etnográfico). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. 1998.
NASCIMENTO, Maria Augusta. A construção da identidade profissional na formação inicial de professores. Dissertação de Doutoramento. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Cassio Miranda dos. Os primeiros passos da Pós-Graduação no Brasil: a questão da dependência. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.10, n.37, p.479-492, out./dez. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.