A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIADOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: RELATOS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7455

Palavras-chave:

Formação de professores, Processo formativo, Identidade docente

Resumo

Apresentamos nesse artigo um diálogo sobre o processo formativo nos cursos de licenciatura em Física e Matemática através de relatos de experiência, tendo como foco a formação de professores dessas áreas, bem como o processo da construção identitária no percurso da formação inicial. Embasado nos estudos sobre identidade docente (DUBAR, 2005; GOMES, 2008; PIMENTA; LIMA, 2004) e considerando a importância sobre como ocorre o processo de construção dessa identidade docente, discutimos sobre os caminhos e experiências que contribuíram para essa construção, a fim de propor uma discussão que possa contribuir, por meio da reflexão sobre ações pedagógicas e identidade docente, complementando estudos já existentes para uma melhor compreensão no processo de formação de professores, principalmente, o Ensino de Física e Matemática.

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Biografia do Autor

Álex de Carvalho Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP); e Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLED).

Adriana Guerra, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Integrante do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP).

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Ferreira, Álex de C., & Guerra, A. . (2020). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIADOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: RELATOS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(1), 83-96. https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7455

Edição

Seção

Artigos