IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7681

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Identidade Profissional, Formação inicial de professores

Resumo

O texto coloca em relevo o relato da trajetória formativa de graduandos em Pedagogia de uma universidade pública baiana no percurso do Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica. À luz das contribuições teóricas de autores como D’Ávila (2014, 2010), Pimenta (2012), Dubar (1997), entre outros, esboçamos análises sobre os impactos dessas experiências como elementos imprescindíveis para a implicação identitária com a profissão docente. Com efeito, salientamos que o estágio é concebido como campo de pesquisa, numa perspectiva teórico-prática, rompendo com os preceitos propostos pela racionalidade técnica, que tendem a conceber o “chão” da escola como ambiente de aplicação dos conhecimentos teóricos produzidos na universidade. Em síntese, esperamos que as experiências aqui relatadas possam contribuir para a reflexão dos aspectos cotidianos da prática educativa, incentivando a construção de processos (auto)formativos nos cursos de licenciaturas, que devem ter como principal objetivo a consolidação da formação de professores.

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Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo - Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciado em Pedagogia (UEFS).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Moreira, J. da S. (2020). IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 375-391. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7681

Edição

Seção

Artigos