SABERES LUDO-SENSÍVEL E SABERES PRÁTICO-POIÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9778Palavras-chave:
Saber prático-poiético., Saber ludossensível., Criatividade.Resumo
O estudo sobre a relação entre saber ludo-sensível e saber prático-poiético tem origem na seguinte questão de pesquisa: qual a relação entre saber ludo-sensível e saber prático-poiético? E tem por objetivos: analisar a relação entre saber ludo-sensível e saber prático-poiético e como objetivos específicos: discutir como se produz o saber ludo-sensível e o saber prático-poiético; e descrever a relação entre saber prático-poiético com o saber ludo-sensível. Metodologicamente a pesquisa é de natureza teórica e caracteriza-se como exploratória. A metodologia consistiu em reflexões de abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfico. Fundamentou-se em autores: como Brougère (1998), Cabral (2021), Castoriadis (1992), Chaui (2000), Duarte Jr. (2001), Grillo; Rodrigues; Navarro (2019), Laville e Dionne (1999), Lima; D’Àvila (2013), Lima (2014), Luckesi, (2002; 2007), Mineiro e D’Ávila (2019), Pereira; Cardoso; Santos (2020) e Souza (2015). Os resultados alcançados apontam que há uma estreita relação entre o saber ludo-sensível e o saber prático-poiético. Na produção do saber ludo-sensível, evoca-se o saber prático-poiético, como desencadeador do fazer criativo no âmbito da liberdade e autonomia do sujeito. As conclusões indicam que a atividade lúdica e a prático-poiética, se inscrevem num sistema de significação, que só podem ser interpretadas, em virtude do universo de imagem subjacente, a linguagem dos que estão implicados no contexto.
Downloads
Referências
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. v. 24, n. 2. jul./dez. São Paulo, 1998. p. 103-116.
CABRAL, João Francisco Pereira. Graus do conhecimento e as divisões da ciência segundo Aristóteles. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/graus-conhecimento-as-divisoes-ciencia-segundo-aristoteles.htm. Acesso em 07 de outubro de 2021.
CASTORIADIS, Cornelius. Encruzilhadas do labirinto II: os domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz & Terra,1992.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
CRUZ, Lorames Bispo S.; SILVA, Mara A. Alves.; SILVA; Monica Gomes A. A. A Ludicidade se faz presente: caminhos teórico-práticos que conduzem o fazer da ação humana. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.) Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 117-134.
D'ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Saberes Estruturantes da Prática Pedagógica Docente: um repertório para a sala de aula. In: D'ÁVILA, Cristina; MARIN, Alda Junqueira; FRANCO, Maria Amélia Santoro; FERREIRA, Lúcia Gracia (Orgs.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 33-49.
DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar edições, 2001.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza N.; FERREIRA, Lúcia Gracia. O ato de ensinar como estado de ludicidade. In: ANDRADE, Didima M. M.; ABREU, Roberta. (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 77-86.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.99-110 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2458. Acesso em: 13 out. 2016.
GRILLO, Rogério de Melo; RODRIGUES, Gilson Santos; NAVARRO, Eloisa Rosotti. Cultura Lúdica: uma revisão conceitual à luz das ideias dos intelectuais dos estudos de jogo, cultura de jogo e cultura do lúdico, ARQUIVOS em MOVIMENTO, v.15, n. 2, p. 174-193, jul.-dez. 2019.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas; tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed. Belo Horizonte: Editora UFMQ, 1999.
LIMA, Lucineide Ribas Lima; D’ÁVILA, Cristina. O Saber Ludo-Sensível. In: VII Colóquio Internacional: educação e contemporaneidade. 7, 2013. São Cristóvão/SE. Anais [...]. 7, São Cristóvão/SE/Brasil. 2013.
LIMA, Lucineide Ribas Leite. O espaço do saber ludo-sensível na prática pedagógica de estagiárias de educação infantil. 172 f. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir de uma experiência interna. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Ludicidade: o que é mesmo isto? Ensaios 02. Salvador: UFBA/FACED/PPGE/GEPEL, 2002.
_______. Ludicidade e desenvolvimento humano. In: D´ÁVILA, Cristina (Org.). Educação e ludicidade: ludicidade e desenvolvimento humano. Ensaios 04. Salvador: UFBA/FACED/PPGE/GEPEL, 2007.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MINEIRO, Márcia; D’ÁVILA, Cristina. Ludicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educação. Educação e Pesquisa, v. 45, e208494, 2019.
PEREIRA, Socorro Aparecida Cabral; CARDOSO, Marilete Calegari; SANTOS, Rosangela Alves de Oliveira. Diários Online de Docentes em Formação: Memórias de Infâncias Brincantes na Cibercultura. Educação em foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 2, p. 143-150, jan/abr 2020.
SOUZA, José Crisóstomo de. O mundo bem nosso: antirrepresentacionismo poiético pragmático, não linguístico. Cognitio, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 335-360, jul./dez. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.