A MAGIA DOS BRINQUEDOS DA NATUREZA: A POTÊNCIA DOS QUATRO ELEMENTOS - TERRA, ÁGUA, AR E FOGO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9858Palavras-chave:
Criança, Brincar livre, NaturezaResumo
Este estudo é fruto de uma investigação de Iniciação Científica, em desenvolvimento, que analisa a potencialidade dos materiais não estruturados, na produção de brinquedos e brincadeiras para as crianças, em espaços públicos da cidade de Jequié- BA. Trata-se de uma pesquisa baseada em autores como Damasceno (2019), Tiriba (2010), Machado (2016), Piorski (2016) e outros. Assim, intencionou promover reflexões referentes ao papel das brincadeiras das crianças que utilizam os quatro elementos da natureza e as possibilidades dessa experiência ser potencialmente performance, que deixa fluir o espírito livre da criança para interagir, imaginar e criar cenas das minúsculas situações da vida cotidiana. A discussão se dá em duas partes:1) brincar livre na natureza e suas potencialidades; 2) Os quatro elementos da natureza no Brincar. Desse modo, conseguimos dialogar acerca da importância de haver esse lugar de vida, liberdade e convivência para que as crianças possam brincar em meio a natureza, conhecendo a si mesmas e descobrindo o universo com autonomia, integralidade e respeito com o meio ambiente
Downloads
Referências
AMICONE, G.; PETRUCCELLI, I.; DOMINICIS, S.; GHERARDINI, A.; COSTANTINO, V.; PERUCCHINI, P.; BONAIUTO, M. GREEN BREAKS. The Restorative Effect of the School Environment’s Green Areas on Children’s Cognitive Performance. Frontiers in Psychology. Out. 2018. Published online 2018 Oct 2. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.01579/full. Acesso em: 20 jan. 2020.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaios sobre a imaginação do movimento. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.
BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. 2 ed. Alana: Rio de Janeiro, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
CARDOSO, Marilete Calegari; SOUZA, Ana Lúcia Santos. Praças Públicas Comunitárias na “Cidade Sol” - Jequié-BA: territórios lúdicos de diálogos constante entre educação e democracia. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 6, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/459. Acesso em: 20 jan. 2020.
CARDOSO, Marilete Calegari. Catadoras do brincar: o olhar sensível das professoras acerca do brincar livre no ensino fundamental I e suas ressonâncias para a profissionalidade docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira. Educação ambiental vivencial e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH. 2019. Monografia (Doutorado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2763. Acesso em: 20 jan. 2020.
FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA. L. G. O ato de ensinar como estado de ludicidade. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 77-86.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.
FERREIRA, L. G. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.99-110 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2458. Acesso em: 13 out. 2016.
FLEURY, Laís. Relação Sociedade-Natureza, Saúde e Educação: Reflexões Multidisciplinares. In: DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira; et al. Relação Sociedade-Natureza, Saúde e Educação: reflexões multidisciplinares. Quipá Editora. Crato – Ceará. 2020.
GUIMARÃES, R. S.; FERREIRA, L. G. Formação lúdica: processos de construção da docência. In: CASTRO, J. T.; GALVÃO FILHO, T.; LUNA, A.V. A.; GALVÃO, N. C. S. S. Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2020. p. 171-182.
INSTITUTO BUTANTAN. Como surgiu o novo coronavírus? Conheça as teorias mais aceitas sobre sua origem. São Paulo: Instituto Butantan. 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/como-surgiu-o-novo-coronavirus-conheca-as-teorias-mais-aceitas-sobre-sua-origem. Acesso em: 30 jun. 2021.
JAMES, Peter, et al. Exposure to Greenness and Mortality in a Nationwide Prospective Cohort Study of Women. 2016. Environ Health Perspect 124: 1344–1352. Disponível em: https://ehp.niehs.nih.gov/doi/10.1289/ehp.1510363. Acesso em: 10 dez. 2021.
JESUS, Mary Nádia de Azevedo Lima de; CARDOSO, Marilete Calegari. Teatro de fantoches como fonte de experiências brincantes: reflexões para pensar a autoria narrativa infantil. VIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 8, Vitória da Conquista-BA. Anais [...], v. 8, n. 10, p. 1-12, maio, 2021.
MACHADO, A. L. A criança é um ser brincante. Educando tudo muda. 2016. Disponível em: http://www.educandotudomuda.com.br/tag/a-crianca-e-um-ser-brincante. Acesso em: 20 jan. 2020.
_______________. O melhor brinquedo para a criança é a própria natureza. Ciclo vivo. 2018. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/equilibrio/brinquedo-crianca-natureza. Acesso em: 30 jun. 2021.
MOREIRA, Luciana Queiroz Rodrigues. Brincando Com Os 4 Elementos Da Natureza: Água, Fogo, Terra E Ar. Revista EA - Nº 63. Brincando com a natureza. 05/03/2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3172. Acesso em: 10 dez. 2021.
PIORSKI, Gandy, Brinquedos do chão a Natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo, Ed. Petrópolis, 2016.
SARMENTO, Manuel J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel; CERISARA, Ana Beatriz (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas sobre infância e educação. Porto: Edições Asa, 2004. p. 9-34.
TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. 1, nov., 2010, Belo Horizonte-MG. Anais [...] v.1, Belo Horizonte-MG, 2010.
TIRIBA, Léa. Prefácio In.: BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. 2 ed. Alana: Rio de Janeiro, 2018.
TONUCCI, Francesco. O Direito de Brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 40, p. 234-257, jul./set. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/issue/view/393. Acesso em: 20 jul. 2020.
VIGOTSKY, L. S. M. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.