Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)

Autores

  • Januária Araújo Bertani
  • Daiane de Jesus Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i1.1592

Resumo

O texto socializa algumas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática, Linha de Ação do Ensino Fundamental, tendo como objetivo destacar a importância e as interligações entre ensino e pesquisa para a formação docente. Os dados apresentados foram propiciados por observação dos encontros semanais e pela análise das produções textuais dos bolsistas (relatos, relatórios, planejamento de sequência didática e os resumos submetidos a eventos). Podemos destacar alguns resultados proporcionados por estas atividades, como por exemplo, a importância da pesquisa na atividade docente, o papel do planejamento para a orientação do fazer pedagógico e a difusão destas ideias em eventos. Desta forma, neste artigo apresentamos algumas atividades para alcançarmos uma formação docente que possibilite a reflexão sobre o ensino de Matemática, a pesquisa e a relevância do trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Bertani, J. A., & Santos, D. de J. (2016). Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié). Revista De Iniciação à Docência, 1(1), 51-60. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i1.1592