O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v4i1.6146Palavras-chave:
Formação Docente; PIBID; Teoria e Prática.Resumo
O artigo apresenta um estudo descritivo exploratório realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVI, em Irecê/BA, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante o ano de 2014. O objetivo deste estudo foi analisar como as propostas de mudanças apresentadas pelo Decreto n. 7.219/2010 – especialmente no seu inciso VI – que instituiu a criação do referido Programa, têm possibilitado a articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática para formação dos graduandos de Licenciatura em Pedagogia. O trabalho foi fundamentado teoricamente principalmente em Fávero (2002), Pimenta (2001) e Imbernón (2004), buscando tecer ligações entre o que discorrem os autores citados e os achados da pesquisa. Pode-se afirmar que o caminho de superação dos entraves relacionados à articulação entre teoria e prática na formação docente vem sendo trilhado, principalmente com as vivências e aprendizagens construídas a partir da participação dos licenciandos no PIBID, porém, muitos passos ainda precisam ser dados, contribuindo para uma formação de mais qualidade e que supere a visão e o discurso que enraíza a ideia de dissociação entre teoria e prática.