Aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em educação científica e formação de professores sobre educação ambiental

Autores

  • Fernando de Oliveira Novais Filho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Andréia Barreto Chaves UESB
  • Alexsandro Ferreira de Souza Silva UESB
  • Silvana do Nascimento Silva UESB https://orcid.org/0000-0001-6657-5710

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6979

Palavras-chave:

Educação ambiental;, Escola;, Formação, Interdisciplinaridade

Resumo

Com o avanço da tecnologia e o consumo desenfreado de uma sociedade capitalista incentiva a extração exagerada de elementos da natureza. Têm gerado sérios danos ao ambiente, fato que preocupa pesquisadores e educadores. Sendo assim, a escola é um espaço privilegiado, onde se pode criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, integrantes do meio ambiente. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em Educação Científica e Formação de Professores sobre EA. Na metodologia, usamos a pesquisa documental e aplicação de questionários, a pesquisa contou com 20 participantes voluntários de áreas de ensino diferentes, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Observou-se nos questionários, 100% das respostas relataram um isolamento do conteúdo de EA, onde foi trabalhado apenas por professores de Ciências, Biologia, Geografia e Química. A importância em reafirma a premissa de que ela deve perpassar em todas as disciplinas, que além de impedir a fragmentação do conteúdo que é construído em sala de aula, potencializa a desmistificação de que a EA só pode ser trabalhada nas disciplinas de ciências/biologia ou em datas comemorativas sobre o meio ambiente.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Novais Filho, F. de O., Chaves, A. B., Silva, A. F. de S., & Silva, S. do N. (2021). Aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em educação científica e formação de professores sobre educação ambiental. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 109-122. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6979