Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS

Autores

  • João Batista da Silva Goulart
  • Anie Cristine Pires Gabriel
  • Mariele Schutz dos Santos
  • Magali de Morais Menti

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7164

Palavras-chave:

Educação; Formação Docente; Licenciatura; PIBID.

Resumo

O texto apresenta elementos constituintes de três relatos de experiência do subprojeto Letras: Língua Portuguesa - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no período de 2018 a 2019, realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva e no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores - Paulo Freire (Ensino de Jovens e Adultos), ambas em Porto Alegre/RS. Objetiva relatar e refletir sobre as percepções vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência, desde o planejamento e elaboração dos projetos até a aplicação destes em sala de aula, por meio de oficinas e vivências que visaram a educação transformadora. Deste modo, a partir da reflexão do referencial teórico utilizado e da aplicação dele no referido subprojeto, desenvolveram-se habilidades de produção textual, leitura e oralidade que capacitaram os alunos à reflexão linguística dos gêneros, a partir da percepção inclusiva e da transformação crítica e social, portanto, ressignificando suas trilhas nas escolas. Assim, o Pibid estimula professores e alunos, por intermédio da articulação e reflexão entre teoria e prática, fazendo com que as aprendizagens e experiências sejam trocas (res)significativas.

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Publicado

2020-08-02

Como Citar

Goulart, J. B. da S., Gabriel, A. C. P., Santos, M. S. dos, & Menti, M. de M. (2020). Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS. Revista De Iniciação à Docência, 5(2), 103-116. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7164