O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras

Autores

  • Darciane Vieira Barros
  • Nandyara Souza Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8303

Palavras-chave:

Formação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador.

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa realizada a fim de cumprir parte dos requisitos do curso de graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Neste sentido, utilizamos a seguinte questão de pesquisa: como o PARFOR contribuiu com a formação profissional dos professores alfabetizadores? Para analisar tal questão, utilizamos entrevistas semi-estruturadas como instrumento principal de investigação, o que nos possibilitou, através da obtenção dos relatos dos cinco sujeitos da pesquisa, professoras graduandas em Pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara/BA, conhecer a contribuição do referido curso na revisão da prática desses professores alfabetizadores. Desta forma, a referida pesquisa nos oportunizou conhecer algumas contribuições, segundo as percepções das participantes da investigação, do curso de Pedagogia como: as reflexões dos docentes sobre a sua prática e a possibilidade de relacioná-la com a teoria, assim como a aquisição de novos saberes pelos professores, que aprenderam a enxergar os discentes e os seus processos de aprendizagem de forma diferente, como veremos nesse estudo.

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Publicado

2021-03-28

Como Citar

Barros, D. V. ., & Santos, N. S. . (2021). O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras. Revista De Iniciação à Docência, 5(3), 6 - 21. https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8303