A prática docente no ensino de Literatura na perspectiva da "Estética da Recepção"

Autores

  • Maklina dos Santos Almeida
  • Leonardo Chaves Ferreira
  • Izabel Cristina dos Santos Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8313

Palavras-chave:

Literatura; Estética da Recepção; Ensino; Sarau.

Resumo

O trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/LETRAS/UNILAB), propõe a discussão da fruição do texto literário nas escolas de ensino básico de Redenção/CE, como prática alternativa ao ensino tradicional de Literatura. De acordo com Oliveira (2016), o ensino tradicional restringe a aprendizagem dos estudantes ao formalismo das escolas literárias, dificultando as experiências sensoriais, estéticas e temáticas dos textos literários. Deste modo, buscou-se recuperar o sentido e a função social da literatura por meio da oralidade e do contato com o texto lido. O trabalho fundamenta-se na Teoria Estética da Recepção formulada por Hans Robert Jauss, na qual ocorre a interação leitor-texto. Foi realizado um Sarau Literário, atividade reflexiva alusiva ao dia dedicado à Consciência Negra para despertar o senso crítico em relação ao racismo e contribuir para a formação de leitores. No segundo momento, aplicamos um questionário estruturado para 105 estudantes acerca das aulas de Literatura. A Estética da Recepção é uma abordagem que pode vir a ser mais utilizada nas aulas de Literatura, pois utiliza métodos que propiciam maior contato com o texto literário e facilita a recepção do leitor, contribuindo para a formação de leitores.

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Publicado

2021-03-28

Como Citar

Almeida, M. dos S. ., Ferreira, L. C. ., & Teixeira, I. C. dos S. . (2021). A prática docente no ensino de Literatura na perspectiva da "Estética da Recepção". Revista De Iniciação à Docência, 5(3), 34 - 50. https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8313