A prática docente no ensino de Literatura na perspectiva da "Estética da Recepção"
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8313Palavras-chave:
Literatura; Estética da Recepção; Ensino; Sarau.Resumo
O trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/LETRAS/UNILAB), propõe a discussão da fruição do texto literário nas escolas de ensino básico de Redenção/CE, como prática alternativa ao ensino tradicional de Literatura. De acordo com Oliveira (2016), o ensino tradicional restringe a aprendizagem dos estudantes ao formalismo das escolas literárias, dificultando as experiências sensoriais, estéticas e temáticas dos textos literários. Deste modo, buscou-se recuperar o sentido e a função social da literatura por meio da oralidade e do contato com o texto lido. O trabalho fundamenta-se na Teoria Estética da Recepção formulada por Hans Robert Jauss, na qual ocorre a interação leitor-texto. Foi realizado um Sarau Literário, atividade reflexiva alusiva ao dia dedicado à Consciência Negra para despertar o senso crítico em relação ao racismo e contribuir para a formação de leitores. No segundo momento, aplicamos um questionário estruturado para 105 estudantes acerca das aulas de Literatura. A Estética da Recepção é uma abordagem que pode vir a ser mais utilizada nas aulas de Literatura, pois utiliza métodos que propiciam maior contato com o texto literário e facilita a recepção do leitor, contribuindo para a formação de leitores.
Downloads
Referências
ALÓS, A. P. Recordações de uma Afro-Brasileira e outros movimentos. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 12, 2011.
ALVES, A. F. de C. O navio negreiro.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1786 Acesso: 15 abril 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN - Ensino Médio: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília/DF: Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 2006
BUARQUE, C. A mão da limpeza. Disponível em: https://www.letras.com/chico-buarque/1228782/ Acesso em: 15 de abril de 2020
CÂNDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo/SP: Duas Cidades, 1995.
CÂNDIDO, A. Poesia e oratória em Castro Alves. In: CÂNDIDO, A. Formação da literatura brasileira, v. II, cap. 5, 6. ed. Belo Horizonte/MG: Itatiaia, 1981, p. 241-255.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais-Estudo de caso. Editora Vozes, 2011.
COSSON, R. Letramento literário. São Paulo/SP: Contexto, 2011.
COSTA, N. B. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org). Gêneros textuais e ensino. São Paulo/SP: Parábola Editorial, 2010, p.117-132.
EVARISTO, C. Poemas da recordação e outros movimentos. Olhos d’água. Belo Horizonte/MG: Nandyala, 2008, p. 15-19
FERREIRA, L. da C. A utopia das letras de Agostinho Neto. Revista Eletrônica de Estudos Literários, Vitória, [s. n.], ano 8, n. 11, 2012.
FORTIN, M. F. O processo de investigação: da concepção à realização. São Paulo/SP: Atlas, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo/SP: Atlas, 2008.
HORING, J. da S. Os movimentos de Libertação Nacional em Angola: Trajetória Política, Guerra Civil e Impactos sobre a construção do Estado (1975-2002). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementariedade? Cadernos de Saúde Pública, v. 9, n. 3, 1993, p. 239-262.
OLIVEIRA, A. V. O imperativo da mudança no ensino da Literatura: repensando os métodos a partir de termos geradores. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, 2016, p. 54-66.
OLIVEIRA, E. K. Corpo a corpo com o texto literário. 2009. 167 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas/SP, 2009.
OLIVEIRA, E. K. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.
OLIVEIRA, M. R. D. Explorando o território da voz e da escrita poética em Paul Zumthor. Revista Fronteira Z, São Paulo, n. 9, dezembro de 2012.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife/PE: Ed. Bagaço, 2005
PEREIRA, A. S. de S. Ensino de Língua Portuguesa com base em gêneros textuais. Redenção, Ceará: Subprojeto PIBID – Letras – Ceará. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2018.
Disponível em: http://pibid.unilab.edu.br/subprojetos/pedagogia-lingua-portuguesa/lingua-portuguesa-ce/ Acesso em: 15 jan. de 2020.
SILVA, F. G. et al. A poesia como recurso didático para a formação literária e sociocultural dos alunos do ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3, 2016. Ceará: UECE, 2016, p. 1-8
SILVA, F. G. et al. Saraus contemporâneos: a importância dos saraus como espaço político de socialização. Cadernos CESPUC. Belo Horizonte/MG, n. 29, 2017, p. 150-167.
VIOLIN, A. C. Resenha: corpo a corpo com o texto com o texto no ensino de literatura. Revista Crátilo, v. 6, n. 2, 2013, p.102-104.
ZAPPONE, M. H. Y. Estética da Recepção. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs.). Teoria literária: abordagem histórica e tendências contemporâneas. Maringá/PR: Eduem, 2009, p. 153-162.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.