O PIBID como um cruzamento de fronteiras entre Universidade/escola: a experiência do subprojeto Educação Física UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8829Palavras-chave:
Formação de professor, PIBID, Educação FísicaResumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência formativa desenvolvida no contexto do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, refletindo sobre suas possibilidades de romper as fronteiras entre Universidade/Escola. O PIBID tem se apresentado como um espaço que busca fortalecer a formação de professores, aproximando a Universidade da Escola Básica. Deste modo, as ações pedagógico-formativas desenvolvidas pelo subprojeto em tela estão estruturadas em direta interlocução entre o curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ e as escolas parceiras, destacando-as como cenários de desenvolvimento profissional e construção de conhecimento. Assim, trabalharemos os objetivos e as ações do subprojeto tanto nas Escolas da Educação Básica como na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, bem como nas impressões dos bolsistas de iniciação à docência sobre momentos do processo formativo dentro do PIBID. Por fim, destacamos que o percurso formativo dos bolsistas de iniciação à docência no subprojeto valorizou o equilíbrio entre os conhecimentos acadêmicos e profissionais.
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