Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8901

Palavras-chave:

Qualidade em Educação, PIBID, Educação Básica, Formação de Professores

Resumo

Delinear caminhos para assegurar o direito à qualidade na educação implica, necessariamente, pensar desde sua configuração conceitual até sua perspectiva pragmática, ou seja, a qualidade enquanto prática social concreta. Nessa direção, e tendo em vista a pluralidade de sentidos que se confere à qualidade no âmbito educacional, este artigo apresenta um dos olhares possíveis para a compreensão desse tema tão necessário quanto complexo. Tendo como pano de fundo o pressuposto de que a qualificação da formação docente é condição fundamental para a elevação do desempenho escolar, e como referencial teórico os estudos que consubstanciam o conceito de professor-reflexivo, são descritas e analisadas as influências do programa PIBID na concepção e na efetividade da qualidade em educação, a partir do estudo dos documentos oficiais sobre o programa e de relatos de bolsistas de um subprojeto de Pedagogia. Como uma das principais inferências, a pesquisa revela a existência de um conceito de qualidade evidenciado no desenvolvimento diário dos alunos, na incorporação de um conjunto de aptidões que transcendem os indicadores de avaliações externas e na transformação das práticas dos professores e futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga e Mestra em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), e Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Educação Básica (anos iniciais do Ensino Fundamental) na Escola SESI de Araraquara. É integrante dos grupos de pesquisa: Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da FE/UNICAMP; Letramento do Professor, do IEL/UNICAMP; e Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC) da FCLAr/UNESP.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 9-39.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, vol. 42, n. 145, p. 112-129, 2012.

BRASIL, Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da Educação Básica em cursos de nível superior. Brasília, DF, 2000.

BRASIL. Portaria Gab nº 45, de 12 de março de 2018. Dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. SEI/CAPES, 2018.

CAPES. Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) PIBID: Relatório de gestão 2009-2011, 2012.

CURY, Carlos Jamil. Qualidade Em Educação. Nuances: estudos sobre Educação, ano XVII, vol. 17, n. 18, p. 15-31, jan./dez. 2010.

DEIMLING, Natalia Neves Macedo; REALI, Aline Maria De Medeiros Rodrigues. PIBID: considerações sobre o papel dos professores da educação básica no processo de iniciação à docência. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 36, 2020.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa (Orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seu currículo; relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008.

GUARNIERI, Maria Regina. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: GUARNIERI, Maria Regina (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 5-23.

NEVES, Carmen Moreira de Castro. A Capes e a formação de professores para a educação básica. Revista RBPG, Brasília, vol. 8, p. 353 – 373, mar. 2012.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación. Madrid, Ministerio de Educación, n. 350, p. 1-10, set./dez, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de; LONGHIN, Rayana Silveira Souza. A constituição da identidade e dos saberes docentes: o projeto PIBID em foco. CAMINE: Caminhos da Educação, vol. 4, n. 2, p. 1-12, 2012.

ZEICHNER, Kenneth. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador-acadêmico. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia et al. Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 207-236.

ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação. Santa Maria, RS, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Amorim Tamaio de Souza, N. C. (2021). Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 106-118. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8901