Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8934

Palavras-chave:

Prova Brasil, Avaliação, Parfor, Conhecimento, Docente

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o desempenho de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Pedagogia, que já atuam como professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um simulado da Prova Brasil na área de Matemática. Para esse estudo, foram envolvidos setenta e cinco acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de uma Universidade Pública Estadual na cidade de Macapá - AP. As ideias discutidas versam sobre a referida avaliação e, sobretudo, acerca do desenvolvimento dos docentes, na realização do simulados da Prova Brasil de Matemática. Metodologicamente a pesquisa foi um estudo de caso de cunho quantitativo, com análise de dados descritivos. As informações foram obtidas por meio das respostas apresentadas em um simulado de Matemática da Prova Brasil, que consiste em questões de múltipla escolha. Os resultados da investigação apontaram que os participantes da pesquisa podem não ter o aprofundamento matemático necessário para a resolução de problemas relacionados aos eixos e descritores abordados na Prova Brasil, a qual se aplica aos aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nas considerações finais, sugere-se que a formação continuada pode ser uma via para ampliação conceitual e metodológicas nos temas de Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações e Tratamento da Informação, que são abordados na referida avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudionor de Oliveira Pastana, Universidade do Estado do Amapá - UEAP

Doutor em Ensino (2017 - 2020); Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (2015 - 2017); Pós - Graduação Lato Sensu em Novas Linguagens e Novas Abordagens da Matemática (2012); Pós - Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior (2006); Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amapá (2006). Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual vale do Acaraú (2008). Funcionário Público, pertencente ao quadro do Governo do Estado do Amapá, na função de Professor de Matemática, enquadrado na Secretária de Estado da Educação. Professor de Matemática e Estatística na Universidade do Estado do Amapá - UEAP .

 

Erisnaldo Francisco Reis, Universidade do Vale do Taquarí - UNIVATES

Doutorando em Ensino de Ciências Exatas pelo PPGECE-UNIVATES-RS; Mestre em Ensino de Ciências Exatas pelo PPGECE-UNIVATES-RS, Pesquisador de metodologias e tecnologias para o ensino de Ciências, Graduado em Ciências Biológicas. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Pós-graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduado em Biotecnologia, com atualização em Educação Inclusiva SEE-MG/PUCMinas. Fez tutoria no curso de graduação EAD-FINOM, foi professor 1-A em graduação de Ciências Biológicas- Fundação Antônio Carlos-Unipac/Almenara-MG, presta tutoria em cursos de graduação EAD na área de Ciências Biológicas e Matemática do Gupo Educacional Faveni, com experiência em vice-direção e direção de escola da rede estadual de MG. Atua como professor da educação básica - Secretaria de Estado de Educação. Área de atuação Tecnologias Metodologias para o ensino de ciências e matemática; formação de professores. orcid.org/0000-0002-7269-2355

 

Edilene de Freitas Gonçalves, Universidade do Estado do Amapá - UEAP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem. atuou como monitora dos projetos locais intituladas "Tenda educativa de jogos: brincar e aprender com a luz" e "semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Realizou Docência em sala de aula pelo programa Residência Pedagógica. atuou como Bolsista no programa PIBID e foi representante de turma pelo curso de pedagogia.

Referências

BARRETO, Maria das Graças Bezerra; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 39-58, 2018.

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdflivro01.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2020.

BRASIL. Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. Brasília, DF: MEC/SEB, 2004. p. 38-40. (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, caderno 2, Parte VII e VIII).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. Brasília- DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: dez. 2021

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006. Seção 1, p.11.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/ legislacao/2013/porta ria_n304_saeb_RevFC.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018.

BRASIL. PDE: Plano de Desenvolvido da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2011. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf >. Acesso em: 28 mar. 2020.

CHEMIN, Beatriz. Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. 3. ed. Lajeado: Editora Univates, 2015. 315 p.

CORRÊA, Tânia Regina dos Santos Godoy. Os Reflexos do SAEB/Prova Brasil nas Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa nas escolas Municipais de Costa Rica/MS 2012. Campo Grande, 2012. 128 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, 2012.

COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 505-522, 2016. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ciedu/ v22n2/1516-7313-ciedu-22-02-0505.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2020.

CUNHA, D. R. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamerica de Educación, Madrid, v. 37, n. 5, p. 1 - 9, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n2/1516-7313-ciedu-22-02-0505.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2020.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 534-551, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVs PzTq/?lang=pt#>. Acesso em: 2 ago. 2021.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.) Métodos de pesquisa. Curso de Graduação Tecnológica, Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/down loadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2020.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29, mai. - jun. 1995.

GUIMARÃES, Maria Helena de Castro. A consolidação da política de avaliação da educação básica no Brasil. Revista Meta: Avaliação, v. 1, n. 3, p. 271-296, 2009.

HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Educação e Realidade, 31º ed. Porto Alegre.2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola. Série Ideias. Ceará, v.8, n. 5, p. 71-80, 2007.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Nota biográfica em comemoração ao nascimento de Eny Caldeira. Educar em Revista, n. 62, p. 311-316, 2016.

MOREIRA, Marco Antonio; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Subsídios Metodológicos para o professor Pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisa em Ensino: Métodos Qualitativos e Quantitativos. Porto Alegre: Ed. dos Autores, 2009.

PARANÁ. Resolução de problemas: Prova Brasil à Vista. Matemática 9º ano. Superintendência de Gestão Educacional. Departamento de Ensino Fundamental, Curitiba-PR, 2017. Disponível em: https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/ 2017/9/pdf/00152657.pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

PEREIRA, M.S. A avaliação das aprendizagens e a escola em ciclos: o que muda na prática docente? In: ENDIPE-ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO XVI, Anais... Campinas, 2012. Campinas: Junqueira & Marin Editores, 2012. Livro 3, p. 1610-1621.

RATIER, Rodrigo. BNCC permite diferenciar avaliações da Prova Brasil. Entrevista com Maria Inês Fini, presidente do Inep, Revista Nova escola, 07 de março de 2018. Disponível em:https://novaescola.org.br/conteudo/10141/bncc-permite-diferenciar-avaliacoes-da-prova-brasil-diz-presidente-do-inep. Acesso em: 15 de dez. de 2020.

REIS, Erisnaldo Francisco. Avaliação: um instrumento que possibilita refletir a prática pedagógica. Trilhas Pedagógicas, v. 7, v. 7, ago. 2017, p. 195-205. Disponível em: http://www.fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/trilhas/volume7/13.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2020.

RIBEIRO, Isabel Cristina; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Prova Brasil: descritores de avaliação de matemática. II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, out. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR. Anais... II SINECT, ISSN 2178-6135, Ponta Grossa-PR, 2010, p. 330-341. Disponível em:< http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/comunicacoes/17ISABELCRISTINA.pdf>. Acesso em: 28 mar., 2020.

SOLIGO, V. A ação do professor e o significado das avaliações em larga escala na prática pedagógica. In: WERLE, F. O. C. (org.). Avaliação em larga escala, foco na escola. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro, 2010.

SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; MARTINS, Josiane Bernini Jorente. Pesquisas sobre a formação matemática de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação, v. 40, n. 1, p. 136-146, jan.-abr. Porto Alegre, 2017. Disponível em:< http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/22496/15655>. Acesso em: 28 mar., 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Pastana, C. de O., Reis, E. F., & Gonçalves, E. de F. . (2021). Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 248-266. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8934