A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8935Palavras-chave:
Iniciação à Docência, Ensino e Aprendizagem, Formação Inicial, BiologiaResumo
Este estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexos significativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial.
Downloads
Referências
ANTUNES, S. S. et al. A importância do monitor para o processo de formação acadêmica, otimizando o aprendizado. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2., 2016, Campina Grande: Anais [...]. Campina Grande, 2016. p. 1-5. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22570. Acesso em: 08 fev 2020.
BARBOSA, M. G.; AZEVEDO, M. E.; OLIVEIRA, M. C. A. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandas do curso de Ciências Biológicas da FACEDI/UECE. In: ENEBIO E II EREBIO REGIONAL, 5., 2014. Anais [...]. São Paulo, 2014 p. 5471-5476.
BELO, V. M. G.; FARIA, S. C. Estudo do programa de monitoria desde a sua fundação até sua implementação no curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. In: Simpósio Científico-Cultural (SCIENCULT), v. 6, n. 1, 2015, Paranaíba. Anais [...]. Paranaíba, 2015. p. 153-166.
CAVALCANTE, S. S. et al. Monitoria de biologia – ferramenta auxiliadora no processo de ensino e de aprendizagem. In: Congresso Nacional de Educação, 4., 2019, João Pessoa. Anais [...]. Campina Grande, 2019. p. 1-5. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61149. Acesso em: 09 Dez. 2019.
CHAVES, M. J. C.; BARBOSA, E. S.; THERRIEN, S. M. N. Influência da monitoria acadêmica na formação do ser docente na enfermagem: um relato de experiência. Revista COCAR, Belém, v. 11. n. 22, p. 202-227, jul./ dez. 2017.
CORDEIRO, A. S.; OLIVEIRA, B. P. Monitoria acadêmica: A importância para o aluno de licenciatura em química. In: Encontro de Ciência e Perícia Forenses do RN, 2., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANNQ, 2011. p. 1-5.
DIAS, A. M. l. Ser professor(a) universitário(a): monitoria, política e programas institucionais de formação docente. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, 16., 2012, Campinas. Anais [...]. [S. I], 2012. p. 2-12.
FONSECA, T. M. M. Ensinar X Aprender - Pensando a prática pedagógica. PONTA GROSSA – PR: Secretaria de Estado da Educação, 2008.
GALDINO, E. T. S.; ABRANTES, K. N. F. C. DESAFIOS DA MONITORIA ACADÊMICA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS MONITORES E MONITORADOS. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC). [S. l.], v. 5, n. 1, mar. 2019. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/3061/2620. Acesso em: 08 jan. 2020.
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas? In: ______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Cap. 4, p.41-56.
LIRA, M. O. et al. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandos em ciências biológicas da UEPB. In: Congresso Nacional de Educação, 2., 2015, Campina grande. Anais [...]. Campina Grande, 2015. p. 9. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15677. Acesso em: 09 fev. 2019
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba: Revista Cientifica da Escola da Saúde-UNP, Natal, Ano 3, n. 2, p.77-83, abr./ set. 2014.
NATÁRIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia, Campinas, 27(3)., p. 355-364, jul. / set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/VNy8x9W5st93VFJ7Lcs9RjP/?lang=pt. Acesso em: 08 Jan 2020.
NETO, J. G. P.; PARENTE, N. N.; FRAGA, W. B. Uma análise das concepções discentes acerca da monitoria no curso de Licenciatura em Física no IFCE. Rev. Docência Ens. Sup, Belo Horizonte, v. 9, p. 1-16, 2019. Disponivel em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2587. Acesso em: 09 Dez 2019.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – Características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. InFor, Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.
NUNES, J. B. C. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: (Orgs.). – Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN. Coleção Pedagógica, n. 9, p. 45-57, 2007.
PEREIRA, J. D. Monitoria: uma estratégia de aprendizagem e de iniciação à docência. In: (Orgs.). Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN. Coleção Pedagógica, n. 9, p. 69-80, 2007.
RABELO, I. D. M. et al. Monitoria em psicologia: Uma experiência acadêmica. Caderno De Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Alagoas, v. 3, n. 3, p. 157-168, nov. 2017.
SILVA, I. A. M. et al. Monitorias: atividade acadêmica que contribui para a permanência e êxito dos estudantes no IFTM Campus Ituiutaba. In: MARTINS, A. P. et al. (org.). Processos e práticas de ensino no IFTM: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. 1. ed. Uberaba-MG: IFTM, 2017. cap. 1, p. 13-28.
SILVA, R. N.; BELO, M. L. M. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, Aracaju, n. 7, v. 8, p. 1-6, jul. 2012. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br /sp/article/view/822/553. Acesso em: 09 dez. 2019.
SOUZA, R. O.; NERY, V. S. C. Formação para a docência no ensino superior: Estudos sobre os saberes docentes e programas de monitoria. MARGENS - Revista Interdisciplinar, [S. l.], vol. 10. n. 14. p. 75-94, jun, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4250/0. Acesso em: 09 fev. 2019.
STEFANELLO, F.; JUNIOR, M. L. J.; BEATRICI, A. F. A monitoria acadêmica com estudantes do ensino técnico e a intervenção na aprendizagem. In: Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade, 22., 2017, Taquara. Revista Redin, [S. l.], v. 6, n. 1. p. 11, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.