A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas

Autores

  • Maria Camila Braga Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Ceará (IFCE)
  • Herikson Araújo de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8935

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, Ensino e Aprendizagem, Formação Inicial, Biologia

Resumo

Este estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexos significativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Braga, M. C., & Freitas, H. A. de. (2021). A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 155-170. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8935