Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Methodi Ordinatio, Paulo Freire

Resumo

Este artigo, na forma de pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, objetiva identificar a produção científica referente à contribuição de Paulo Freire para a formação de professores, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. A pesquisa foi realizada com a metodologia denominada Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: Quais as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores da modalidade de educação de jovens e adultos? Do ponto de vista da problemática, a pesquisa se caracteriza como de cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura apresenta sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 182 (cento e oitenta e dois) artigos. Após o processo de filtragem e eliminação de duplicatas e títulos não pertencentes à área de pesquisa, restaram 105 (cento e cinco) artigos; dos quais foram lidos o título e o resumo, e verificou-se que 10 (dez) artigos se referem aos temas, em conjunto: formação de professores, educação de jovens e adultos e Paulo Freire. Constatou-se as contribuições de Paulo Freire para a EJA e que existem possibilidades de pesquisa direcionando essas contribuições para a formação de professores nessa modalidade de ensino.

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Biografia do Autor

Juliane Retko Urban, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTPFR). Bolsista CAPES. Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Graduanda em Pedagogia (UEPG). Tecnóloga em Alimentos (CEFET-PG). Membro dos Grupos de Pesquisa EaD: Formação de Docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR) e Sinergia: Sustentabilidade e Tecnologia (UDESC).

Antonio Carlos Frasson, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Educação a Distância: formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Urban, J. R., & Frasson, A. C. (2021). Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 565-582. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente