Uso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9111

Palavras-chave:

vídeo, áudio-descrição, bacteria, ensino remoto, deficiência visual

Resumo

Muitas pessoas vivem com algum tipo de deficiência visual e os professores necessitam buscar soluções para garantir a inclusão desses indivíduos no Ensino Superior. Baseado nisso, um modelo didático com vídeos animados inclusivos foi confeccionado e aplicado a uma turma de imunologia, durante o ensino remoto emergencial, como parte dos requisitos para aprovação da disciplina de estágio em docência e relatado neste trabalho. O material consistiu em três vídeos curtos, com narração, animações feitas em PowerPoint, legenda e áudio-descrição. Os alunos da disciplina de imunologia foram divididos em dois grupos para avaliar o material e a atuação da iniciante em docência através de formulários online: os que ouviram somente a áudio-descrição e os que viram os vídeos animados sem a descrição. Os alunos consideraram que o material auxiliou no aprendizado inclusivo e remoto de imunologia e a experiência de participar do aprendizado desses alunos foi de grande valia.

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Biografia do Autor

Joanna de Freitas Rocha, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Bacharelado Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, área de Imunologia (2014). Bolsista de Apoio Técnico Superior, financiado pela FUNCAP, no Laboratório de Bioenergética 2 do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC) por 2 anos (2014 a 2016). Auxiliou em pesquisas no Laboratório de Fisiologia Vegetal (UFC) com suporte financeiro privado de 2016 a 2017. Produz ilustrações e diagrama cartilhas educativas na área da Saúde. Mestranda na Universidade Federal do Ceará pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS)

Letícia de Castro Viana, Universidade Federal do Ceará

Estudante de Iniciação Científica do Laboratório de Bioprospecção de Recursos Regionais (Bioprospec), Universidade Federal do Ceará. 2019 foi bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), Universidade Federal do Ceará. 2014-2015 foi bolsista IC do Laboratório de Tecnologia de Materiais, Universidade Federal do Ceará.

Erika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), graduação em Licence de Biologie Cellulaire et Physiologie - Université de Paris XI (Paris-Sud) (1998) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará e dos Programas de Pós Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS) e de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Rocha, J. de F., Viana, L. de C., & Mota, E. F. (2021). Uso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 52-70. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9111