Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9160

Palavras-chave:

Formação docente, Modelos Formativos, Paulo Freire

Resumo

Neste ensaio realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica com o intuito de analisar e compreender os contributos de Paulo Freire para o campo de pesquisas em formação de professores, refletindo sobre as interfaces de suas teorizações com o modelo formativo crítico para a docência, considerando a categoria de práxis para a aprendizagem e o desenvolvimento de educadores. Para tanto, discutimos os modelos de formação docente técnico, prático e crítico, nos atentando para o terceiro paradigma. Ao considerarmos este último modelo, articulamos seus princípios ao conceito de práxis de Paulo Freire e suas implicações na formação de educadores comprometidos com a transformação social. Ao final, avivamos as proposições de Freire e a sua urgente reflexão em um contexto de agravamento político e social, potencializado pela pandemia e pela necropolítica conservadora.

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Biografia do Autor

Bethânia Mederiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Professora o Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2016. Atua na Área/subárea: Educação/Didática - Metodologia de Ensino. Doutora e Mestre Educação Científica e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Realizou Doutorado Sanduíche, pelo PDSE/CAPES, no laboratório CIMEOS (CommunIcations MEdiations, Organisations Savoirs), da Université de Dijon-França (2014-2015), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Raichvarg. Também possui Mestrado em Ciências da Educação, pela Université de Nantes-França (2010). Graduanda em Pedagogia, pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Possui experiências na área de educação, como professora das séries inicias do Ensino Fundamental e como coordenadora de Sala Informatizada em Escolas Municipais. Atua como professora de Ensino Superior desde 2011. Seus focos de pesquisa e ensino são: estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, formação de professores, TICs na Educação e nas práticas docentes, Linguagem e Ensino de Ciências e Tecnologias, Análise de Discurso, Educação CTS. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas às metodologias de pesquisa, Educação CTS e Paulo Freire. Líder do Grupo de pesquisa CNPq TECIDO - Tecnologias, Ciências e Dodiscências.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Derossi, C. C., & Geremias, B. M. (2021). Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria . Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 641-658. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9160

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente