Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9160Palavras-chave:
Formação docente, Modelos Formativos, Paulo FreireResumo
Neste ensaio realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica com o intuito de analisar e compreender os contributos de Paulo Freire para o campo de pesquisas em formação de professores, refletindo sobre as interfaces de suas teorizações com o modelo formativo crítico para a docência, considerando a categoria de práxis para a aprendizagem e o desenvolvimento de educadores. Para tanto, discutimos os modelos de formação docente técnico, prático e crítico, nos atentando para o terceiro paradigma. Ao considerarmos este último modelo, articulamos seus princípios ao conceito de práxis de Paulo Freire e suas implicações na formação de educadores comprometidos com a transformação social. Ao final, avivamos as proposições de Freire e a sua urgente reflexão em um contexto de agravamento político e social, potencializado pela pandemia e pela necropolítica conservadora.
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