Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Renato Antônio Ribeiro Universidade Federal de Goiás (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática)
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Instituto de Ciências Biológicas - Dpto. Educação em Ciências - Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9283

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação de Adultos, Formação docente, Trabalhadores estudantes

Resumo

Este estudo apresenta reflexões advindas de entrevistas realizadas com professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas goianas quanto à potencialidade dos pressupostos freireanos como suporte ao processo formativo docente na modalidade. Neste movimento empírico, foi investigado se nas lembranças que emergem dos processos formativos dos docentes, Paulo Freire se fez/faz presente. A formação docente é uma preocupação presente ao longo de toda a obra freireana e diante dela cabe ponderarmos a necessidade de uma prática educativa que considere os contextos existenciais e a concretude dos estudantes. A partir das lembranças resgatadas junto aos docentes, foi possível perceber que o legado freireano se faz presente e pode dar suporte à prática docente na EJA. Vários conceitos-chave e/ou ideias freireanas emergiram nas lembranças resgatadas pelos docentes. Os resultados não sugerem plena apropriação teórica dos pressupostos freireanos e tampouco garantia de influência na prática educativa que exercem junto aos estudantes da EJA. Mas o legado teórico freireano, ao ser reinventado e recontextualizado nos espaços-tempo históricos, permite sustentar a formação de professores para a EJA a fim de fortalecê-la como uma modalidade que atenda aos interesses da classe trabalhadora estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Antônio Ribeiro, Universidade Federal de Goiás (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFG-2018); Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG-2014); Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia (UFG-2011); Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (UEG-2005); Professor atuante na Educação de Jovens e Adultos no ensino de Ciências (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio) pela SEDUCE-GO e em Instituições de Ensino Superior com disciplinas de Formação de Professores; Integrante do Grupo de Pesquisa Colligat: (re)pensando a formação de professores de Ciências e Biologia e do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos.

Simone Sendin Moreira Guimarães, Instituto de Ciências Biológicas - Dpto. Educação em Ciências - Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (Campus Araraquara) (2010), mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2003), especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP (São Carlos) (2001) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Atualmente é professora Associada I do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2019/2021) e professora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG. Coordena o Grupos de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência/Biologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ARROYO, M. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In. SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria. GOMES, Nilma; (org). Diálogo na educação de jovens e adultos. 4.ed. Belo horizonte: autêntica, 2011, p. 243-254.

ARROYO, M. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (Org.) Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/SECAD-MEC/UNESCO, 2006, p. 17-32.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.2, de 20 de dezembro de 2019. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação), 2019. Disponível em: https://bit.ly/3BluEKF Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3uOCnhK Acesso em: 12 ago. 2021.

CARRETERO, M. Construtivismo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

CASSAB, M. Conhecimento e Docência: Caminhos Cruzados na Educação de Jovens e Adultos. Prefácio. In: NICODEMOS, Alessandra. Conhecimento e docência: Caminhos Cruzados na Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2020.

CHAKUR, C.R.S.L. A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

ESQUINSANI, R. S. S. Entre a dogmatização e o esquecimento: paulo freire e a formação inicial de professores. Revista Inter Ação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 233–246, 2016.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Conscientização. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

FREIRE, P. Educação e mudança. 20 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63 ed., São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 2020c.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação. 1. ed. São Paulo, Editora Unesp, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020a.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Política e educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020b.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2012.

FREIRE, P. Profissão professor. Série Raízes e Asas (Vídeo). CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação. São Paulo: 1995.

FREIRE, P.; BETTO, F. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo, Ática, 1985.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 9. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. Lições de Freire. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, Jan/ Dez, 1997.

GHIGGI, G. Paulo Freire e a revivificação da Educação Popular. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 111-118, maio/ago. 2010.

GIOVANETTI, M. A. G. C. A formação dos educadores na EJA: o legado da Educação Popular. In. SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria. GOMES, Nilma; (org). Diálogo na educação de jovens e adultos. 4.ed. Belo horizonte: autêntica, 2011, p. 243-254.

HEBERLEIN, M. C. T. A constituição discursiva da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Goiás a partir das representações de professores de línguas estrangeiras, alunos, coordenadores e documentos institucionais. 2020. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística), Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras (FL), Goiânia, 2020.

LOMBARDI, J. C. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas, SP: Tese (livre docência) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, [s.n.], 2010.

MACHADO, M. M. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Retratos da escola, Brasília, v. 2, p.161-173, jan/dez 2008.

PARANHOS, R. de D.; AVELAR, L. M. de .; MASCIOLI, C. da C. K.; GUIMARÃES, S. S. M. A educação de jovens e adultos no contexto da formação de professores de Biologia. Revista docência do ensino superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020.

ROMÃO, J. E. Paulo Freire e a educação de jovens e adultos. EJA em debate, Florianópolis, ano 3, n. 4. jul. 2014.

SAUL, A. M.; SAUL, A. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 19-35, jul./set. 2016.

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, 2020.

SCOCUGLIA, A. C. Paulo Freire, 100 anos: um educador do presente e do futuro. [livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2021.

SOARES, L. (org.) Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/ SECAD/MEC/UNESCO, 2006.

SOARES, L.; GIOVANNETTI, M. A. (Org.). Diálogos na educação de Jovens e adultos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Ribeiro, R. A., & Guimarães, S. S. M. (2021). Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 583-602. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9283

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente