Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9286

Palavras-chave:

Abordagem Temática Freireana, Investigação Temática, Educação Científica, Documentário

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma atividade didática desenvolvida com estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia no ano de 2021 e analisar a potencialidade do uso de um documentário para a formação inicial de educadores científicos. Esta atividade foi realizada online no contexto do ensino remoto emergencial e teve como inspiração princípios da Investigação Temática e da Abordagem Temática Freireana para a sensibilização à existência de Universos Temáticos Significativos (UTS). Foi utilizado como recurso a série documental “Street Food América Latina” enquanto uma proposta de simulação de determinada realidade. Como produto final da atividade, e material de análise deste relato, cartas destinadas à Dona Suzana, protagonista do documentário, foram produzidas cartas pelas pessoas licenciandas onde puderam, em um exercício de dialogicidade, mobilizar alguns aspectos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire a partir das relações temáticas significativas que emergiram das discussões dos grupos. Assim como indica Freire, escolhemos um “modo de caminhar” para este exercício diante das limitações impostas pela pandemia. Notamos que para além da percepção de um UTS, há incorporação de elementos presentes nas categorias de Paulo Freire na composição das cartas, sendo que a problematização, dialogicidade, síntese cultural e práxis foram elementos marcantes.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Kauano, R. V., Barbosa Dias, F. ., Ferrazo, A. K. F., & Souza, P. de O. (2021). Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 452-473. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9286

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente