Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9286Palavras-chave:
Abordagem Temática Freireana, Investigação Temática, Educação Científica, DocumentárioResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma atividade didática desenvolvida com estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia no ano de 2021 e analisar a potencialidade do uso de um documentário para a formação inicial de educadores científicos. Esta atividade foi realizada online no contexto do ensino remoto emergencial e teve como inspiração princípios da Investigação Temática e da Abordagem Temática Freireana para a sensibilização à existência de Universos Temáticos Significativos (UTS). Foi utilizado como recurso a série documental “Street Food América Latina” enquanto uma proposta de simulação de determinada realidade. Como produto final da atividade, e material de análise deste relato, cartas destinadas à Dona Suzana, protagonista do documentário, foram produzidas cartas pelas pessoas licenciandas onde puderam, em um exercício de dialogicidade, mobilizar alguns aspectos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire a partir das relações temáticas significativas que emergiram das discussões dos grupos. Assim como indica Freire, escolhemos um “modo de caminhar” para este exercício diante das limitações impostas pela pandemia. Notamos que para além da percepção de um UTS, há incorporação de elementos presentes nas categorias de Paulo Freire na composição das cartas, sendo que a problematização, dialogicidade, síntese cultural e práxis foram elementos marcantes.
Downloads
Referências
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cpQBQWf3L6SQWqnff9M4NrF/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 19 jul. 2021.
AULER, Décio. Alfabetização Científico-Tecnológica: Um novo “paradigma”? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências v. 05, n. 01, p. 69-83, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/jp44NGpsBjLPrhgMz6PttHq/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 19 jul. 2021.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 275–296, 2015. DOI: 10.26512/lc.v21i45.4525. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4525> Acesso em: 4/out/ 2021.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê?. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. v. 03, n. 2, p. 122-134, 2001. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/epec/a/XvnmrWLgL4qqN9SzHjNq7Db/?lang=pt&format=pdf> Acesso em 27 jul. 2021.
BARBOSA, Leila Cristina Aoyama; BAZZO, Walter Antonio. O Uso De Documentários Para O Debate Ciência-Tecnologia-Sociedade (Cts) Em Sala De Aula. Ensaio - Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 15, n. 3, p. 149–161, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/qTTHWYt6dpYwrfgVpJ63myp/?lang=pt>. Acesso em: 12 jul. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510/2016: ética em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Brasília: Ministério da Saúde, 07 abr. 2016. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>.Acesso em 03 ago. 2021.
CENTA, Fernanda Gall; MUENCHEN, Cristiane. O trabalho coletivo e interdisciplinar em uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática Freireana. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 17, n. 1, p. 68–93, 2018. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_1_4_ex1115.pdf>. Acesso em 30 jul. 2021.
DELIZOICOV, Demétrio. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné Bissau. 1982. 227 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.
DELIZOICOV, Demétrio. O ensino de física e a concepção freireana da educação. Revista de Ensino de Física. São Paulo, v. 5, n. 2, 1983.
DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC, p. 125-150, 2005.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
DEMARTINI, Gabriel. Ribeiro.; SILVA, Antonnio. Fernando. Gouvêa. da. Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências e Biologia: Reflexões a partir da Práxis Autêntica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], p. e33743, 1–, 2021. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2021u9731002. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33743. Acesso em: 1 out. 2021.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5 ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Editora Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 45 ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Investigação e metodologia da investigação do tema gerador. In: TORRES, Carlos Alberto. Diálogo e práxis educativa: uma leitura crítica de Paulo Freire. São Paulo: Edições Loyola, p. 95-107, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
GEHLEN, Simoni Tormöhlen. A função do Problema no Processo Ensino-Aprendizagem de Ciências: Contribuições de Freire e Vygotsky. 2009. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2009.
GEHLEN, Simoni Tormöhlen, Strieder, R. B., Caramello, G. W., Feistel, R. A. B., & Halmenschlager, K. R. A inserção da abordagem temática em cursos de licenciatura em Física em instituições de ensino superior. Investigações em Ensino de Ciências, 19(1), 155–175. 2014.
JESUS, Rosane Meira Vieira. Escola e documentário: uma relação antiga. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.32, p.233-242, 2008. Disponível em: <https://fe-old.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/5103/art17_32.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2021.
KAUANO, Rafael Vitame. Catar coral-sol: as potencialidades do manejo de espécies invasoras enquanto promotor de processos de aprendizagem situada e práxis. 2019. 158 f. Tese (Doutorado em Ensino de Biologia) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
MUENCHEN, Cristiane, AULER, Décio. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 7(3), 1–17. 2007.
MUENCHEN, Cristiane. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2010.
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; VON LINSINGEN, Irlan. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia, Toluca, v. 13, n. 42, p. 95-116, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352006000300006&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 12 ago 2021.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.
NERES, Cleilde Aguiar; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Investigação Temática na Formação de Professores: Indicativos da Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 239-267, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181239. Acesso em: 01 out. 2021.
OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi; LINSINGEN, Irlan von. Reflexões acerca da educação CTS Latino-americana a partir das discussões do grupo de pesquisa DICITE da UFSC. In: CASSIANI, Suzani; LINSINGEN, Irlan von. (Orgs.). Resistir, (re)existir e (re)inventar a educação científica e tecnológica. 1ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2019, v. 1, p. 178-193, 2019.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A teoria da Ação Antidialógica. In: Paulo Freire - Formação Continuada de Professores: uma ênfase cultural. p. 1-7, 2018.
PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências a Partir de Problemas da Comunidade. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Física, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.
PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Acertando o passo. In: PONTUSCHKA, Nidia Nacib (Org.). A ousadia do diálogo: interdisciplinaridade na escola. São Paulo: Loyola, 1993.
PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida; MENEZES, Luiz Carlos de. Educação e escola como movimento - do ensino de ciências a transformação da escola pública. 1994. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
RODRIGUES, Larissa. Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. O Documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 20, n. u, p. 1–39, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u139. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/16205. Acesso em: 1 out. 2021.
ROSA, S. E. da; STRIEDER, R. B. Perspectivas para a Constituição de uma Cultura de Participação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], p. e29619, 1–, 2021. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2021u831857. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/29619. Acesso em: 1 out. 2021.
SANTOS, Rosemar Ayres dos; AULER, Décio. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência & Educação (Bauru), v.25, p. 485-503, 2919.
SILVA, Antonio Fernando Gouvêa. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. 485 f. Tese (Doutorado em Educação e Currículo). Pontifíca Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
SILVA, Antonio Fernando Gouvêa (Org.). A busca do tema gerador na práxis da educação popular. Gráfica Popular. 2007.
SOLINO, Ana Paula; SOUZA, Polliane Santos de; SILVA, Roger Magalhães da; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. O Tema Gerador na Formação de Pedagogas do Alto Sertão Alagoano: da Escuta Sensível ao Planejamento de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1-30, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10691098. Acesso em: 01 out. 2021.
SOUZA, Polliane Santos; SOLINO, Ana Paula.; FIGUEIREDO, Priscila Silva; GEHLEN, Simoni. Investigação temática no contexto do ensino de ciências: relações entre a Abordagem Temática Freireana e a práxis curricular via tema gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 2014, v,7 n.2, p. 155-177, 2014.
TORRES, Juliana Rezende. Educação Ambiental Crítico-Transformadora e Abordagem Temática Freireana. 2010. 456 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2010.
TORRES, Eduardo Cintra. O recurso à ficção em dois filmes documentais portugueses. p. 27-37. In: BORGES, Gabriela; PUCCI JR., Renato; SELIGMAN, Flávia (eds.) Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário, Volume I. Faro e São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.