O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais

Autores

  • Pedro Neves da Rocha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho
  • Renato Eugênio da Silva Diniz Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9289

Palavras-chave:

Paulo Freire, Ensino de ciências, Formação de professores, Formação inicial docente, Revisão bibliográfica

Resumo

Este trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana em pesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizada em 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e 2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por três processos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses e dissertações com menções a Freire; e categorização das menções nas dimensões ontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados, evidenciamos que metade dos artigos trouxe até 5 menções ao referencial. Para as teses e dissertações, observamos que 21 pesquisas mencionaram Freire nas seções introdutórias, enquanto 17 também utilizaram seu referencial em discussões e conclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais, notamos que a dimensão ontológica apareceu em todos os trabalhos, seguida da dimensão de transformação da realidade (em 30 pesquisas), gnosiológica (24) e metodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencial freireano à formação de professores do EC, principalmente em âmbito metodológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Neves da Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho

Doutorando em Educação para a Ciência – Faculdade de Ciências de Bauru/SP – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Renato Eugênio da Silva Diniz, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação – Instituto de Biociências de Botucatu/SP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Referências

ALTARUGIO, Maisa Helena; VARONE, María Cándida. Sociodrama pedagógico: uma proposta para a tomada de consciência e reflexão docente. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 31-55, 2016.

ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e pesquisa, v. 28, n. 1, p. 77-89, 2002.

ARAÚJO, Wanna Santos. Uma prática dialógica com aproximações da educação CTS: propostas emancipatórias no estágio dos licenciandos em ciências biológicas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

BARCELLOS, Marcília Elis, SOUSA, Elisabeth Gonçalves de; FONTANA, Laura Roberta; TOLEDO, Soraia Wanderosck, BRAGA JUNIOR, Celso. A reforma do ensino médio e as desigualdades no Brasil. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica, v. 2, n. 13, p. 118-136, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BASTOS, Fernando et al. Considerações sobre dificuldades enfrentadas por professores de ciências e matemática em seu cotidiano de trabalho. Anais... VIII ENPEC, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola. In: Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Portal de Periódicos CAPES/MEC, 2020. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?> Acesso em 10 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, 2020. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/> Acesso em 10 jan. 2020.

BRITO, Lya Christina da Costa et al. Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, 2012.

CARDOSO, Danilo. Mídia, Ciência e Ensino: Problematizações na formação inicial de Professores de Física. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

CARLOMAGNO, Márcio; ROCHA, Leonardo Caetano da. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 2016.

CHASTEEN, John Charles. Born in blood and fire: a concise history of Latin America. 4. ed. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2016.

CONTRERAS, José. A autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CORRÊA, Raquel Folmer; GEREMIAS, Bethania Medeiros. Determinismo Tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional. Tecnologia e Sociedade, v. 9, n. 18, 2013.

COSTA JUNIOR, José de Oliveira et al. Paisagens sonoras, música e indústria cultural: problematização na formação inicial de professores de física. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, v. 14, n. 2, p. 322-339, 2019.

CUNHA, Fátima Suely Ribeiro. A pesquisa na formação inicial de professores de ciências no Timor-Leste: contribuições do Grupo de Estudos sobre Ensino de Ciências e Tecnologia (GEECITE). 2017. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências Físicas e matemáticas, Centro de Ciências da Educação, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

DALMOLIN, A. M. T. À sombra deste jacarandá: articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docente. 2020. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação & Sociedade, v. 24, n. 83, p. 601-625, 2003.

FERREIRA, Elízio Mário. Um olhar sobre as atividades de formação em um curso de licenciatura em química. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.

FREIRE, Paulo. Cartas a Guiné Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE. Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

FREITAS, Marcos Cesar; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926 – 1996). São Paulo: Cortez, 2009.

GEHLEN, Simoni Tormöhlen et al. A inserção da abordagem temática em cursos de licenciatura em física em instituições de ensino superior. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, p. 217-238, 2016.

GIMENES, Camila Itikawa. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores de Ciências Naturais: possibilidade para a práxis na formação inicial? 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

GONDIM, Maria Stela da Costa. A história de um bordado: saberes populares como temas geradores de uma educação CTS na formação de professores de química. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

GONÇALVES, Fábio Peres et al. As transformações e as permanências de conhecimentos sobre atividades experimentais em um contexto de formação inicial de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, 2019.

GREEN, Elliot. What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)? London School of Economics and Political Science, 2016. Disponível em: http://eprints.lse.ac.uk/66752/1/__lse.ac.uk_storage_LIBRARY_Secondary_libfile_shared_repository_Content_LSE%20Impact%20of%20Soc%20Sci%20blog_2016_May_What%20are%20the%20most-cited%20publications%20in%20the%20social%20sciences%20according%20to%20Google%20Scholar.pdf. Acesso em 7 mar. 2021.

GUAITA, Renata Isabelle. As atividades experimentais mediadas por novas tecnologias da informação e comunicação em licenciaturas em ciências da natureza: situação-limite e inédito viável. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Centro de Ciências da Educação, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

LEITE, Vanessa Carneiro. Educação problematizadora de Paulo Freire na perspectiva de licenciandos em química. 2015. Tese (Doutorado em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

LEMES, Sebastião de Souza. O currículo para a escola democratizada: das pistas históricas às perspectivas necessárias. In: COLVARA, Laurence Duarte (Coord.). Caderno de Formação: formação de professor: Gestão Escolar, v. 2. São Paulo: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Univesp, 2013. p. 170-181,

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

LIMA, Daniele Dorotéia et al. Histórias de professores na Amazônia: marcas de um contexto na formação do PARFOR. Revista Cocar, v. 14, n. 28, p. 420-439, 2020.

LIMA, Gislaine Rocha de; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. A formação docente e o PIBID-subprojeto de Biologia do IFRN/Macau: uma interlocução entre a formação inicial e continuada. HOLOS, v. 2, p. 318-332, 2018.

LIMA, Paulo Gomes. Uma leitura sobre Paulo Freire em três eixos articulados: o homem, a educação e uma janela para o mundo. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 3, p. 63-81, dez. 2014.

MACKEIVICZ, Osmar. Concepções de ensino elaboradas pelos acadêmicos das licenciaturas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Fernand Braudel, 2005.

MARTINS, Danielle Juliana Silva. As repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano para a formação inicial do docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2016.

MELO, Marcos Gervânio de Azevedo. Jogo Tríptico na formação inicial do professor de ciências: uma proposta de ensino de Física sob o enfoque CTS que busca promover ACT. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; ALBINO, Giovana Gomes. Formação inicial de professores de biologia no IFRN: a concepção dos licenciandos sobre o ensino/ensinar. HOLOS, v. 5, p. 231-241, 2015.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo e controle social. Teoria e Educação, n. 5, p. 41-54, 1992.

MORI, Lorraine. Problemas e problematização no ensino de química: um estudo com graduandos de universidades do oeste do Paraná. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.

NARDI, Roberto; CORTELA, Beatriz Salemme Correa. Formação inicial de professores de física: novas diretrizes, antigas contradições. In: CORTELA, Beatriz Salemme Correa (Org.). Formação de professores de Física em universidades públicas: estudos realizados a partir de reestruturações curriculares. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 3-24.

NERES, Cleide Aguiar; GEHLEN, Simone Tormöhlen. Investigação Temática na Formação de Professores: Indicativos da Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 239–267, 2018.

NICOLODI, Suzana Cini Freitas; SILVA, Valentim da. Formação de professores e formação humana: não é só necessária, mas possível. Educar em Revista, n. 61, p. 107-126, 2016.

NOGUEIRA, Keysy Solange Costa. Reflexos do Pibid na prática pedagógica de licenciandos em química envolvendo o conteúdo oxirredução. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, Quitéria Costa de Alcântara. Formação docente: saberes mobilizados e produzidos no contexto do estágio supervisionado do instituto federal. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

PIERONI, Laís Goyos; ZANCUL, Maria Cristina De Senzi; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Paulo Freire na produção científica brasileira sobre Ensino de Ciências e Educação Ambiental (2010-2014). In: MEMBIELA, Pedro et al. (Eds). Nuevos retos en la enseñanza de las ciencias. Ourense: Educación Editora, 2019. p. 475-480.

PINTO, José Antônio; MACIEL, Maria Delourdes. Discussão e Debate de Questões CTS por Alunos do Último Ano de um Curso de Licenciatura em Química: Definições de Ciência e Tecnologia. HOLOS, v. 1, p. 247-257, 2014.

REZENDE, Flavia; OSTERMANN, Fernanda. Hegemonic and counter-hegemonic discourses in science education scholarship from the perspective of post-critical curricular theories. Cultural Studies of Science Education, p. 1-19, 2020.

RIGUE, Fernanda Monteiro. Uma genealogia da formação inicial de professores de química no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa-Maria, Santa Maria, 2020.

ROBERTS, P. Paulo Freire. Oxford Research Encyclopedia of Education. Disponível em: https://oxfordre.com/education/view/10.1093/acrefore/9780190264093.001.0001/acrefore-9780190264093-e-10. Acesso em 3 mai. 2021.

ROSO, Caetano Castro et al. Currículo temático fundamentado em Freire-CTS: engajamento de professores de física em formação inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 372-389, 2015.

SALGUEIRO, Beatriz Alves. Análise de um processo formativo de licenciandos e licenciados das ciências da natureza sobre habilidades docentes e transdisciplinaridade. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.

SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. 2005.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 35. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 07-19, 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil?. Educação & Sociedade, v. 36, n. 133, p. 867-889, 2015.

SILVA, Valdecir Manoel da. Música na formação inicial e no ensino de química: saberes, práticas e aprendizagens. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

SILVEIRA, Marcelo Pimentel da; ZANETIC, João. Formação de professores e ensino de química: reflexões a partir do livro Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato e da pedagogia de Paulo Freire. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 61-85, 2016.

TADEU, Tassiéllen Soares Antunes. Sensibilizando o olhar docente através de estratégias dialógicas problematizadoras no estágio curricular em química. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2018.

VALA, Jorge. A análise de conteúdo. In SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais, p. 101-128. [s.d.]

VARGAS, Ghisiani Spinelli. Uma abordagem do tema estruturante Matéria e Radiação no Curso Normal: a busca da criticidade na formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

VIEIRA, Edimara Fernandes. Histórias em quadrinhos na formação inicial de professores de física: da curiosidade à elaboração de sentidos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

VIVEIRO, Alessandra Aparecida et al. A apropriação da obra de Paulo Freire na produção científica em ensino de Ciências (2010-2014). In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais..., 2015.

WATANABE-CARAMELLO, Giselle et al. Desafios e possibilidades para a abordagem de temas ambientais em aulas de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, p. 205-222, 2012.

WEBER, Karen Cacilda et al. Vivenciando a prática docente em Química por meio do Pibid: introdução de atividades experimentais em escolas públicas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, 2012.

ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. et al. A obra de Paulo Freire na produção científica em educação ambiental (2010-2014). In: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2015, Guarapuava. Anais..., 2015.

ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Paulo Freire em produções científicas sobre formação de professores para o ensino de ciências (2010-2014). Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 3075-3080, 2017.

ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Paulo Freire em pesquisas sobre a prática pedagógica no ensino de ciências: um panorama de publicações em periódicos ibero-americanos (2008-2017). In: MACEDO, Beatriz et al. Enseñaza y Aprendizaje de las Ciencias em Debate. v. 3. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá/Servicio de Publicaciones, 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Rocha, P. N. da, & Diniz, R. E. da S. (2021). O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 507-525. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9289

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente