Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292

Palavras-chave:

Paulo Freire, metodologias ativas, currículo, formação docente

Resumo

Este texto é resultante de uma pesquisa bibliográfica conforme Gil (1994), que objetiva apresentar discussões e reflexões acerca da formação docente, em diálogo com o pensamento freireano. Contemplamos as metodologias ativas da problematização (PBL e Problematização pelo arco de Mangarez) como um dos possíveis princípios da formação docente, o que perpassa também as discussões acerca do currículo. Apontamos o currículo globalizante/integrado como o mais adequado a essa proposta. Como abordagem temática freireana, para a construção de um currículo em blocos temáticos, sinalizamos a possibilidade do uso dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), em articulação com as metodologias ativas da problematização. Prosseguimos com a caracterização da pedagogia tradicional, em relação à qual tanto o pensamento freireano quanto às metodologias ativas se constituem enquanto uma reação. Por fim, concluímos que repensar a formação docente, numa relação dialógica-problematizadora, tem como finalidade maior a transformação social, na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

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Biografia do Autor

Sonia Regina de Souza Fernandes, Instituto Federal Catarinense

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC (1992) /SC. Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS/RS. Doutoramento sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP/PT. Professora (desde 1987 ? da Educação Infantil à Pós-Graduação) e pesquisadora (a partir dos anos 2000). Linha de Pesquisa: Políticas e Processos Pedagógicos em Educação e Formação de Professores. Experiência em processos de formação continuada de professores da Educação Básica e Superior. Experiência em Gestão na Educação Superior (cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu) e, na Educação Básica (Supervisora Escolar e Diretora de EEB). Participação em Conselhos universitários e municipais de Educação e da Mulher. A partir de 2010 ? é docente no Instituto Federal Catarinense (IFC). Coordenou a Unidade Urbana do Campus Rio do Sul (2010) e o setor de Ensino Superior do Campus Camboriú (2012? 2015) e, foi Foi coordenadora institucional do PIBID/IFC. Foi coordenadora da Câmara de Ensino do Conif (2016-2017). Foi membro da Câmara de Desenvolvimento Institucional. Membro Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior/CC-PARES (representando o Conif). Foi membro do Fórum Nacional de Educação/FNE (representando o Conif). Docente do ProfEPT (Mestrado Profissional) e do Mestrado em Educação (IFC/Campus Camboriú). Membro da Diretoria do Conif (2020) ? vice presidente de Assuntos Acadêmicos. Reitora do Instituto Federal Catarinense (2016-2019), reeleita (2020-2023).

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Nascimento, T. J., & Fernandes, S. R. de S. (2021). Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 526-548. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente