Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292Palavras-chave:
Paulo Freire, metodologias ativas, currículo, formação docenteResumo
Este texto é resultante de uma pesquisa bibliográfica conforme Gil (1994), que objetiva apresentar discussões e reflexões acerca da formação docente, em diálogo com o pensamento freireano. Contemplamos as metodologias ativas da problematização (PBL e Problematização pelo arco de Mangarez) como um dos possíveis princípios da formação docente, o que perpassa também as discussões acerca do currículo. Apontamos o currículo globalizante/integrado como o mais adequado a essa proposta. Como abordagem temática freireana, para a construção de um currículo em blocos temáticos, sinalizamos a possibilidade do uso dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), em articulação com as metodologias ativas da problematização. Prosseguimos com a caracterização da pedagogia tradicional, em relação à qual tanto o pensamento freireano quanto às metodologias ativas se constituem enquanto uma reação. Por fim, concluímos que repensar a formação docente, numa relação dialógica-problematizadora, tem como finalidade maior a transformação social, na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
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