Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual

Autores

  • Maria Valdinete de Pontes Matias UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB
  • João Batista Gonçalves Bueno UEPB

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9405

Palavras-chave:

Educação, Tutor virtual, Diálogo e Interatividade, Mediação Pedagógica

Resumo

Este estudo tem como característica principal apresentar uma experiência didático-pedagógico em ambiente virtual de aprendizagem no curso: “Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD”, oferecido pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) através da Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual Paulista (PROEX/Unesp). Partimos das concepções elaboradas por Paulo Freire como percussor da educação brasileira, desenvolvendo práticas de diálogo como para interação nas mais variadas formas de comunicação. Neste sentido, refletimos sobre o trabalho desenvolvido em plataformas digitais considerando os atos de construções de relações virtuais entre os professores que valorizam o reconhecimento dos saberes um dos outros. As ações foram realizadas entre os meses de dezembro a maio de 2019, quando na oportunidade foi realizado atividades na função de Tutora Virtual. Assim, pretende-se apresentar o trabalho desenvolvido neste curso, deixando explícito sua relevância para o uso das tecnologias digitais. Considerando, também a importância do papel do professor/tutor/formador, como estimulador de práticas de diálogo que valorizam a produção de conhecimentos educacionais. Vale salientar que a contribuição de Paulo Freire teve relevância neste trabalho por constituir indicadores significativos mediados pelo diálogo e a interação em Educação à Distância. Isto se deu pelo desenvolvimento do processo da mediação pedagógica no campo da educação atual, modelo que promoveu a comunicação assíncrona e contribuiu para estabelecer relações entre os sujeitos participantes desse modelo de ensino em contexto virtual. 

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Biografia do Autor

Maria Valdinete de Pontes Matias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB

Mestranda no curso de Pós Graduação em Formação de Professores-UEPB, Pedagoga, com Especialização em Educação Básica, Supervisão Educacional e Gestão Escolar. É professora aposentada da Prefeitura Municipal de Guarabira/PB. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Rastros " vinculado à Universidade São Francisco.

João Batista Gonçalves Bueno, UEPB

Professor adjunto do curso de História da UEPB , CH , campus III , membro permanente dos programas de mestrado : PPGFP da UEPB e PPGH da UFPB.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Matias, M. V. de P., & Bueno, . J. B. G. (2021). Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 415-432. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9405

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente