Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465

Palavras-chave:

formação continuada, PACTO/PNAIC, leitura e escrita, discursos freirianos.

Resumo

Este artigo é um recorte de dissertação de mestrado com ênfase na formação continuada de três professoras que atuaram nos programas Pacto-BA e PNAIC considerando o ensino da leitura e da escrita no processo da alfabetização. O objetivo é apresentar aspectos dos postulados freirianos enfatizados e observados nas práticas das respectivas professoras, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), 2020. Os instrumentos utilizados foram viabilizados por meio de aplicativos veiculados à cibercultura (SANTOS, 2019) com interfaces em Whatsapp, E-mail, Google Meet, canais de interlocução entre a pesquisadora e as professoras, para discussões sobre as cartas pedagógicas. Os diálogos propostos com as professoras contribuíram para e as ressignificações dos modos de ensinar e aprender. O resultado desta experiência, evidenciou que o movimento dialógico de formação continuada entre pesquisadora e professoras colaboradoras, ocorrida tanto presencialmente, quanto virtualmente, favoreceu o movimento reflexivo, a autoformação, a emancipação e o desenvolvimento profissional, possibilitando-lhes ressignificarem as ações didáticas em relação ao ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Márcia de Cassia Santos Mendes, UESB

Possui Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Letramento, da Leitura, Escrita e Reescrita de Textos (GPELLER). Graduada em Letras pela Faculdade Jorge Amado (Instituto Superior de Ensino) e Especialista em Estudos Linguísticos Literários pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente trabalha na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na Coordenação da Educação Infantil e Ensino Fundamental (SUPEDE). Atuou como Professora Formadora Estadual. Atuou como Formadora Regional do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - 2013 - 2017/2018. Professora de Língua Portuguesa e respectivas literaturas da Rede Estadual. Contadora de histórias e escritora de literatura infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores (Anos Iniciais), atuando com os seguintes temas: literatura infantil, relações de gênero, leitura e escrita na perspectiva discursiva, alfabetização e letramento. Atuou como professora alfabetizadora, coordenadora pedagógica nos anos iniciais, professora de literatura em cursinho pré-vestibular.

Maria Aparecida Pacheco Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990) especialização em alfabetização (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, grau Pleno nos cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia com as disciplinas: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, Didática da Linguagem, Estágio e Pesquisa, Processo da Leitura e Escrita, Oralidade e Ensino, Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e letramento. É professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB - Mestrado Acadêmico) com as disciplina Língua Portuguesa, Letramento e Ensino e Ensino e organização do Trabalho Pedagógico na Escola, Ensino e pesquisa e Estágio e docencia.Atua com os seguintes temas: Linguagem, ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, formação de professor, (re)escrita de textos, interacionismo e dialogismo, prática pedagógica da leitura e escrita no ensino básico, alfabetização, letramento e sequência didática.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Mendes, M. de C. S., & Pacheco Gusmão, M. A. (2021). Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 283-298. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465