Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764Palavras-chave:
Planejamento de ensino, Ensino de Química, Inovação educacionalResumo
Este artigo pretende expor considerações relativas à importância do movimento de reflexão crítica acerca da ação do replanejamento de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) de professores de Química em formação inicial. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado que envolveu a utilização e validação de categorias a priori para se avaliar o Enfoque Curricular adotado por futuros professores ao planejarem e replanejarem UDM. Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso para se caracterizarem eventuais mudanças empreendidas na proposição do planejamento de ensino. Para isso foram consideradas como categorias analíticas o Conteúdo abordado, a Metodologia escolhida e as considerações acerca da Avaliação na composição do replanejamento. Os dados gerados apresentam potencialidade de explicitar e caracterizar as reflexões críticas empreendidas em planejamentos de ensino, bem como capacidade de estipular posicionamentos transitórios e direcionados à consolidação de tendências alternativas com referencial investigativo. Isso se deve ao fato de os sujeitos desta pesquisa terem se mobilizado diante de uma proposta que pretendia promover transições e evoluções de conhecimentos profissionais, além de fundamentar a constituição de um modelo didático pessoal capaz de se descolar de perspectivas tradicionais.
Downloads
Referências
ALVES, Milena. Características, elementos e importância do planejamento didático- pedagógico: uma revisão de termos e conceitos utilizados na área de Ensino de Ciências. 2018.130 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.
BABOUR, Rosaline. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEGO, Amadeu. implementação de unidades didáticas multiestratégicas na formação inicial de professores de Química. Coleção Textos FCC (Online), v. 50, p. 55-72, 2016.
BEGO, Amadeu Moura; FERRARINI, Francisco Otávio Cintra; MORALLES, Vagner Antônio. Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Educação Química en Punto de Vista, v. 5, p. 5-28, 2021.
BEGO, Amadeu Moura.; SGARBOSA, Evelin. Transitando entre o planejamento teórico e a realidade do cotidiano escolar: vivências, desafios e aprendizados. In: COLVARA, L. D., OLIVEIRA, J. B. B. (org.). Metodologias de Ensino e a Apropriação de Conhecimento pelos Alunos. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. 2, p. 8-32.
CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014.
BEGO, Thiago Moura. Conhecimentos implícitos e explícitos de professores de química em formação inicial: a implementação de unidades didáticas multiestratégicas como percurso formativo. 2017. 227 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2017.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In Carvalho Anna Maria Pessoa. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 1-20). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
FERRARINI, Francisco Otávio Cintra. Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores. 2020. 426f. Tese (Doutorado em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2020.
GAUCHE, Ricardo. O professor e a atividade docente: questões recorrentes, soluções pendentes. In T. V. O. Gonçalves, F. C. da S. Macêdo, & F. L. Souza, (org.). Educação em ciências e matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. 24ª. Ed. Penso Editora LTDA, cap. 07, 2015, p. 96–114.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman/Artmed, 2009.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
Emerson Augusto de Medeiros; Giovana Carla Cardoso Amorim. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em Revista, v.3, n.3, p. 247-260, 2017
PACCA, Jesuína Lopes de Almeida.; SCARINCI, Anne Louise. O truncamento da sequência pedagógica do professor de física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 681–696, 2013.
PORLÁN, Rafael Ariza; RIVERO, Ana Garcia. El conocimiento de los profesores. Sevilla: Diada. 1998.
SÁ, Luciana Passos; FRANCISCO, Cristiane Andretta; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos de caso em química. Química Nova, v.30, n.3, 731-739, 2007.
SANCHEZ, Blanco; VALCÁRCEL, Pérez. Diseño de unidades didácticas en el área de Ciencias Experimentales. Enseñanza de las Ciencias, v.11, n.1, 33-44, 1993. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/39774. Acesso em: 27 out. 2021.
SANCHEZ, Blanco; VALCÁRCEL, Pérez. Qué tienen en cuenta los professores cuando seleccionam el contenido de enseñanza? Cambios y dificultades tras un programa de formación. Enseñanza de las Ciências, v.18, n.3, 423-437, 2000. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21692. Acesso em: 27 out. 2021.
YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto alegre: Bookman,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.