Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química

Autores

  • Francisco Otávio Cintra Ferrarini IFSP - Campus Matão
  • Amadeu Moura Bego

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764

Palavras-chave:

Planejamento de ensino, Ensino de Química, Inovação educacional

Resumo

Este artigo pretende expor considerações relativas à importância do movimento de reflexão crítica acerca da ação do replanejamento de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) de professores de Química em formação inicial. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado que envolveu a utilização e validação de categorias a priori para se avaliar o Enfoque Curricular adotado por futuros professores ao planejarem e replanejarem UDM. Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso para se caracterizarem eventuais mudanças empreendidas na proposição do planejamento de ensino. Para isso foram consideradas como categorias analíticas o Conteúdo abordado, a Metodologia escolhida e as considerações acerca da Avaliação na composição do replanejamento. Os dados gerados apresentam potencialidade de explicitar e caracterizar as reflexões críticas empreendidas em planejamentos de ensino, bem como capacidade de estipular posicionamentos transitórios e direcionados à consolidação de tendências alternativas com referencial investigativo. Isso se deve ao fato de os sujeitos desta pesquisa terem se mobilizado diante de uma proposta que pretendia promover transições e evoluções de conhecimentos profissionais, além de fundamentar a constituição de um modelo didático pessoal capaz de se descolar de perspectivas tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amadeu Moura Bego

Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da Unesp, Campus Araraquara, SP. Atua também como Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-Araraquara).

Referências

ALVES, Milena. Características, elementos e importância do planejamento didático- pedagógico: uma revisão de termos e conceitos utilizados na área de Ensino de Ciências. 2018.130 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.

BABOUR, Rosaline. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEGO, Amadeu. implementação de unidades didáticas multiestratégicas na formação inicial de professores de Química. Coleção Textos FCC (Online), v. 50, p. 55-72, 2016.

BEGO, Amadeu Moura; FERRARINI, Francisco Otávio Cintra; MORALLES, Vagner Antônio. Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Educação Química en Punto de Vista, v. 5, p. 5-28, 2021.

BEGO, Amadeu Moura.; SGARBOSA, Evelin. Transitando entre o planejamento teórico e a realidade do cotidiano escolar: vivências, desafios e aprendizados. In: COLVARA, L. D., OLIVEIRA, J. B. B. (org.). Metodologias de Ensino e a Apropriação de Conhecimento pelos Alunos. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. 2, p. 8-32.

CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014.

BEGO, Thiago Moura. Conhecimentos implícitos e explícitos de professores de química em formação inicial: a implementação de unidades didáticas multiestratégicas como percurso formativo. 2017. 227 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2017.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In Carvalho Anna Maria Pessoa. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 1-20). São Paulo: Cengage Learning, 2013.

FERRARINI, Francisco Otávio Cintra. Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional no processo de implementação de unidades didáticas multiestratégicas para o ensino de Química no contexto da formação inicial de professores. 2020. 426f. Tese (Doutorado em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2020.

GAUCHE, Ricardo. O professor e a atividade docente: questões recorrentes, soluções pendentes. In T. V. O. Gonçalves, F. C. da S. Macêdo, & F. L. Souza, (org.). Educação em ciências e matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. 24ª. Ed. Penso Editora LTDA, cap. 07, 2015, p. 96–114.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman/Artmed, 2009.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Emerson Augusto de Medeiros; Giovana Carla Cardoso Amorim. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em Revista, v.3, n.3, p. 247-260, 2017

PACCA, Jesuína Lopes de Almeida.; SCARINCI, Anne Louise. O truncamento da sequência pedagógica do professor de física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 681–696, 2013.

PORLÁN, Rafael Ariza; RIVERO, Ana Garcia. El conocimiento de los profesores. Sevilla: Diada. 1998.

SÁ, Luciana Passos; FRANCISCO, Cristiane Andretta; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos de caso em química. Química Nova, v.30, n.3, 731-739, 2007.

SANCHEZ, Blanco; VALCÁRCEL, Pérez. Diseño de unidades didácticas en el área de Ciencias Experimentales. Enseñanza de las Ciencias, v.11, n.1, 33-44, 1993. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/39774. Acesso em: 27 out. 2021.

SANCHEZ, Blanco; VALCÁRCEL, Pérez. Qué tienen en cuenta los professores cuando seleccionam el contenido de enseñanza? Cambios y dificultades tras un programa de formación. Enseñanza de las Ciências, v.18, n.3, 423-437, 2000. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21692. Acesso em: 27 out. 2021.

YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto alegre: Bookman,

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Ferrarini, F. O. C., & Bego, A. M. (2021). Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 225-247. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764