Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência

Autores

  • Rahilson Dias Costa UFAM
  • Francisco Feitosa Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9846

Palavras-chave:

Ping Pong Aritmético, Operações básicas, Matemática

Resumo

O presente trabalho trata do desenvolvimento e estudo de um jogo digital educativo intitulado “Ping Pong Aritmético”, aplicado para auxiliar nos estudos das operações aritméticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental anos finais. A pesquisa realizada é caracterizada como um método de abordagem exploratória descritiva. O recurso pedagógico foi utilizado por 230 alunos de três escolas da rede pública de Manaus - AM. A coleta de dados foi feita a partir da realização de observações, questionários e entrevistas e contou com a colaboração de 23 acadêmicos do PIBID Matemática da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. O jogo foi inicialmente pensado para ser jogado de forma presencial, devido a pandemia, as regras foram adaptadas para que pudesse ser realizado por meio remoto. A aplicação do jogo evidenciou de inicio a dificuldade dos estudantes com as operações básicas e posteriormente uma melhora em relação a essas operações. O jogo teve uma avaliação positiva dos acadêmicos que se mostraram dispostos em fazer uso desse recurso em suas aulas. Por fim, a dinâmica em grupo permitiu, mesmo nesses tempos difíceis de pandemia, proporcionar uma espécie de “socialização a distância”, quebrando a monotonia das aulas online.

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Biografia do Autor

Rahilson Dias Costa, UFAM

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas e foi bolsista do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) da CAPES.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Costa, R. D., & Feitosa, F. (2021). Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 171-188. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9846