O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6830Keywords:
Formação de professores, Professor de Geografia., PIBIDAbstract
A formação de professores, nos dias atuais, representa um grande desafio. Desse modo, a adoção de políticas que possam contribuir para uma melhoria dos cursos de licenciatura e, consequentemente, do ensino, torna-se imprescindível. O presente artigo discute a formação do professor de Geografia, considerando as experiências propostas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, na Uesb, Campus de Vitória da Conquista/BA. A abordagem do tema foi fundamentada em pesquisas e artigos científicos, livros e revistas. Também, houve pesquisa em fontes secundárias (Projeto Pibid Capes, Projeto Pibid / Uesb, subprojeto Pibid / Geografia Uesb-Campus Vitória da Conquista e Projeto de Orientação Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia). Ao analisar o subprojeto de Geografia no Pibid foi verificado que esse programa fortalece a formação dos professores que atuarão na educação básica e, contribui, também, para a vivência dos alunos universitários no “Chão da Escola”, viabilizando experiências com os docentes de diferentes instituições de ensino e favorecendo práticas pedagógicas que são muito importantes para uma formação adequada dos futuros profissionais da educação.
Downloads
References
BARBOSA, Maria Edivani Silva. A Geografia na Escola: Espaço, Tempo e Possibilidades.Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 7, n. 12, p. 83-113, jun./2016. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/edicao-12.php. Acesso em: 23 jul. 2019.
BRASIL. Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-
Regulamento-PIBID-completa.pdf. Acesso em: 26 jul. 2019.
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de Professores: Saberes, Identidade e Profissão. Campinas-SP: Papirus, 2004.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico:Questões e propostas. 1. São Paulo: Contexto, 2008. p. 18-29.
MENEZES, Welber Alves; CHIAPETTI, R. J. N. O Ensino De Geografia Na Contemporaneidade: O Uso Da Literatura De Cordel. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas - SP, v. 5 ,n. 10, p. 235-257, dez./2015.
NOFFS, Neide Aquino; RODRIGUES, R. C. C. A Formação Docente: Pibid e o Estágio Curricular Supervisionado. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 357-374, mar./2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/issue/view/1567. Acesso em: 25 jul. 2019.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A Prática de ensino e o Estágio Supervisionado. 24. ed. Campinas-SP: Papirus, 2012.
Uesb. Edital Pibid nº 032/2019. Abertura das inscrições para formação de cadastro de reserva de bolsista de iniciação à docência para o Programa Institucional de Iniciação à Docência –Pibid/Uesb, 2019. Disponível em: http://www.uesb.br/wpcontent/uploads/2019/02/Edital-032-19-Pibid.2019-e-ANEXOS.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.
Uesb. Projeto de Reorientação Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Geografia – Campus de Vitória da Conquista – BA, 2010. Disponível em: http://www2.uesb.br/proreitorias/prograd/wp-content/uploads/doc_curso/geografi-lic-vcmat-not_projeto-pedagogico.pdf. Acesso em: 27 de jul. de 2019.
Uesb. Subprojeto de Geografia. Programa Institucional de Iniciação à Docência [s.d.]. Disponível em: http://www2.uesb.br/pibid/?page_id=702. Acesso em: 30 jul. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.