Aproximações entre a natureza da Biologia e a Alfabetização Científica no contexto do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.9900Palabras clave:
Residencia pedagógica, Enseñanza de la Biología, Naturaleza de la biologíaResumen
O presente artigo tem o objetivo de identificar como a Natureza da Biologia e a Alfabetização Científica se apresentam em planos de aulas desenvolvidos por uma licencianda-residente do Programa de Residência Pedagógica subprojeto Biologia. A pesquisa encontra-se ancorada na abordagem qualitativa a partir da análise documental de dois planos de aula para estudantes da 2º série do Ensino Médio da Educação básica no cenário de ensino remoto, sob a temática Fungos e Plantas. Nos resultados foram dispostos os elementos da Natureza da Biologia e da Alfabetização Científica presentes no conteúdo, objetivo, metodologia, recursos e avaliação do plano. Os planos analisados demonstram possibilidades de realizar proposições de aula com elementos da Natureza da Biologia, aspectos da Alfabetização Científica (AC), a partir de ações planejadas para a compreensão do conhecimento científico e da sua produção enquanto atividade humana, com o intuito de ampliar os olhares e atuação sobre o mundo, além do uso das Tecnologias Digitais Educacionais disponíveis com fins de otimizar o Ensino de Ciências/Biologia.
Descargas
Citas
ANDRADE, Maria José Dias de; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Alfabetização Científica no
Ensino de Biologia: Uma Leitura Fenomenológica de Concepções Docentes. Revista
Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 429–453, ago. 2018.
ARAUJO, Andrea Mendez. Aplicações da ilustração científica em ciências biológicas.
48 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências
biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio
Claro, 2009.
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; BASILIO, Leticia Vieira. Ensino de biologia e história e
filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil
(1983-2013)*. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 71-93, jan-mar. 2018.
AZEVEDO, Renato; MOTOKANE, M. Natureza da biologia e a teoria da evolução biológica:
implicações para o ensino. In: IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica
de las Ciencias, p. 235-240, 2013.
BEJARANO, Nelson Rui Ribas, ADURIZ-BRAVO, Agustín, BONFIM, Carolina Santos.
Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 4,
p. 967-982, out-dez. 2019.
Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06, de
de março de 2018 - Programa de Residência Pedagógica, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015.
CALUMBY, Rodrigo José Nunes et al. Isolamento e identificação da microbiota fúngica
anemófila em Unidade de Terapia Intensiva. Brazilian Journal of Development, Curitiba,
v. 5, n. 10, p. 19708-19722, out. 2019.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de
Ciências. 10º ed, São Paulo: Cortez, 2011.
COSTA, Carolina Caporal Dantas; GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. A residência
pedagógica e o pragmatismo na formação docente. Revista de Estudios y Experiencias
em Educación. v. 19 n. 41, p. 307 – 321, dez. 2020.
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências:
fundamentos e métodos. 4ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia
científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas 2003.
MACIEL, Alessandra de Oliveira; NUNES, Ana Ignez Belém Lima; PONTES JUNIOR. Estágio
supervisionado e Residência pedagógica: possibilidades para formação docente crítica.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 3, p. 2223-
, nov. 2020.
MAYR, Ernest. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina
científica. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MEZZARI, Adelina et al. Os fungos anemófilos e sensibilização em indivíduos atópicos em
Porto Alegre, RS. Revista da Associação Médica Brasileira. São Paulo, vol.49 no.3 São
Paulo, jul. 2003.
MOTA, Maria Danielle Araújo. Laboratórios de Ciências/Biologia nas Escolas Públicas do
Estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios. 2019. Tese (Doutorado em Educação)
– Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In:
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.
PANIZZOLO, Claudia et al. Programa de Residência Pedagógica da Unifesp: Avanços e
Desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. Políticas de Formação
Inicial e Continuada de Professores. In: XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e
Práticas de Ensino. Campinas, 2012.
PEREIRA, Ana Leonor; PITA, João Rui. Alexander Fleming (1881-1955): da descoberta da
penicilina (1982) ao prémio Nobel (1945). Revista da Faculdade de Letras HISTÓRIA.
Porto, v. 6, p. 129-151, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. ESTÁGIO E DOCÊNCIA:
DIFERENTES CONCEPÇÕES. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, out. 2006.
ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: a ciência moderna. 2. ed. Brasília:
FUNAG, 2012.
SCARPA, Daniela Lopes. CAMPOS, Natália Ferreira. Potencialidades do ensino de Biologia
por Investigação. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 25-41, dez. 2018.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e
Argumentação: Relações entre Ciência da Natureza e Escola. Revista Ensaio, Belo
Horizonte, v.17 n. especial, p. 49-67, nov. 2015.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica:
uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59–77, set.
TEÓFILO, Francisco Breno Silva; GALLÃO, Maria Izabel. História e Filosofia da Ciência no
ensino de Biologia Celular. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 3, p. 783-801, jul-set. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.