Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Todo material passou por prévia revisão textual antes de ser apresentado à revista.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

Objetivos da revista:

a) Construir um espaço de diálogo e de divulgação de conteúdo científico de qualidade produzido por pesquisadores nacionais e estrangeiros de forma a qualificar o debate e a produção de conhecimento nas áreas de Ciências Humanas e Sociais;

b) fomentar e ampliar a produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, contribuindo seja para a inovação teórica e/ou metodológica, seja para o avanço de análises empíricas qualificadas na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais.

Esta revista oferecerá acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Os dossiês, artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e relatos de experiência podem ser submetidos sem qualquer custo. Todo o processo de revisão e editoração também é inteiramente gratuito.

Condições para submissão: orientações gerais

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição deve ser original e inédita, e não ser avaliada concomitantemente para publicação por outra revista.             

2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.                                                                                 

3. URLs para as referências foram informadas quando possível.                                                                                                               

4. Todo material passou por prévia revisão textual antes de ser apresentado à revista.                                                                       

5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores                                           

6. Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado.                                             

7. O texto utiliza tamanho A4, com margens em 2,5cm, Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.                                         

8. Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, trabalhos de docentes, discentes de pós-graduação stricto sensu e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior. No caso de discentes de graduação, os textos deverão ser apresentados em parceria com o orientador do trabalho que deverá ter, no mínimo, título de mestre. Trabalhos de discentes da Pós-Graduação stricto sensu deverão ser apresentados em parceria com o orientador.                                                                                             

9. Os manuscritos deverão ser submetidos diretamente no portal da revista em arquivo compatível com o padrão MS Word para Windows.                                                                                                                                                                                                   

10. À Revista ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.                                                 

11. Cada artigo poderá ter no máximo 3 (três autores).


Diretrizes para autores

O periódico Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais não cobra taxas de submissão e publicação de artigos de autores nacionais e internacionais.

1. É um periódico de publicação semestral. O material aceito e não publicado imediatamente poderá ser publicado em edições posteriores, ficando a critério dos editores a melhor inserção do material na revista.

2. Quanto à extensão e tamanho dos arquivos dos trabalhos encaminhados, é necessário atender aos seguintes requisitos:

a) artigos/ensaios científicos: mínimo de 15 e máximo de 30 laudas, incluindo resumo, abstract, resumen e referências.         

b) Resenhas: São aceitas resenhas de livros com até dois anos de publicação. As resenhas deverão ter entre 3 a 6 páginas.   

c) Entrevistas: mínimo de 15 e máximo de 30 laudas, incluindo resumo, abstract e resumen.                                                             

3. O texto deverá ser digitado no editor Microsoft Word, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5. Deverá ser formatado em A4 e as margens do texto deverão ter 2,5cm. 3.1. Título do texto - centralizado, em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito. O título deverá conter, no máximo, 100 (cem) caracteres com espaço.                                                             

4. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, vínculo com a instituição (cidade e país), ORCID (obrigatório) e e-mail, deverão ser colocados em arquivo separado (Doc. Suplementar), para assegurar o anonimato no processo de avaliação.                       

5. O resumo (abstract e resumen), em espaço simples, não deve exceder 250 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo (objetivos, metodologia e resultados). Até três palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final do resumo (abstract e resumen), em ordem alfabética, separados por um ponto.                                                                                                 

 6. A utilização de notas de rodapé deve ser apenas para alguma informação de caráter explicativo e devem ser colocadas no final da página.                                                                                                                                                                                                     

7. As citações devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT em vigor: NBR 6022 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6023 – Referências; NBR 10520 – Citações em documentos.                                                     

8. Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados. Os títulos devem estar acima e as fontes abaixo de cada um desses elementos.             

9. Os autores e co-autores de artigos e resenhas publicados na Revista terão um prazo de, no mínimo, um ano para nova publicação na revista.                                                                                                                                                                                       

10. As Referências devem ser organizadas em ordem alfabética, alinhados à esquerda e seguir as normas da ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados. Incluir somente as obras mencionadas no trabalho.                                                                                                                                                                               

11. Os(as) autore(a)s devem assegurar que sua investigação seguiu os preceitos éticos e jurídicos previstos pelos documentos que normatizam a conduta ética na pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais em sua área de conhecimento, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada.

Exemplos de referência:

Livro: MOREIRA, Núbia Regina. A organização das feministas negras no Brasil. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2011.

Capítulo de livro: SANTANA, José Valdir J. de; COHN, Clarice. “A letra é a mesma, mas a cultura é diferente”: questões sobre educação escolar entre os Tupinambá de Olivença, Bahia. In: SANTANA, José Valdir J. de (Org.). Relações étnico-raciais e educação escolar indígena: relatos de pesquisas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017. p. 163-186.

Tese SANTOS, José Ricardo Marque dos. Antes da República, sob o olhar do Império: a produção do modo de vida e invenção de uma territorialidade diaspórica: o caso de Frutal/Uberaba (MG). 203f. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2018. Orientador: Prof. Dr. Valter Roberto Silvério.

Publicação em periódico Impresso: 

COLLET, Celia Letícia Gouvêa. Performance e transformação na escola indígena Bakairi. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 19, n.33, p. 173-184, jan./jun. 2010.

Publicação em periódico eletrônico
SZTUTMAN, Renato. Perspectivismo contra o Estado. Uma política do conceito em busca de um novo conceito de política. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 63, n. 1, p. 185-213, jan/abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2020.169177.. Caso o artigo não tenha DOI: SZTUTMAN, Renato. Perspectivismo contra o Estado. Uma política do conceito em busca de um novo conceito de política. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 63, n. 1, p. 185-213, jan/abr. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/169177. Acesso em: 22 jul. 2020.

Obs.: Demais referências aqui não exemplificadas deverão atender a norma da ABNT NBR 6023/2002.

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais relativos aos artigos publicados na Revista são do(a)s autore(a)s, mas estes devem conceder à Revista o direito de primeira publicação; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.

A Revista utiliza a licença Creative Commons Attribution License, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.

As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.