A DE AÚ B DE BERIMBAU C DE CAPOEIRA: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UMA MULHER NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i1.12012Palavras-chave:
Capoeira, Recôncavo baiano, Trajetória escolar, Mulheres negrasResumo
O presente artigo versa sobre a trajetória escolar de uma professora de capoeira, moradora de um município localizado no Recôncavo Baiano. Em março de 2020, ouvimos a trajetória escolar de Fortaleza, uma mulher negra. Este texto está dividido em três seções: na primeira, tratamos dos percursos metodológicos, que contou com a utilização de abordagem qualitativa e entrevista semiestruturada; na segunda, tratamos dos referenciais teóricos apresentando os conceitos fundamentais para a análise; na terceira, temos duas subseções em que analisamos a trajetória de vida da entrevistada lançando mão dos aportes teóricos. Ao longo do texto surgiram aspectos que relacionam sua trajetória escolar com as fases de sua trajetória na capoeira, fazendo-nos perceber que sua vivência em ambiente escolar foi diferenciada, simultaneamente, por sua inserção e empenho na prática desde a década de 1990, bem como, pelos impactos da Constituição do Estado da Bahia de 1989, na história da educação da população negra baiana.
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