Diálogos com mulheres do Caetitu: a educação no contexto das relações sociais de gênero na caatinga do Sudoeste baiano
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.12022Palavras-chave:
Mulheres, Gênero, Educação, Relações sociais, CaatingaResumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida com mulheres moradoras da zona rural do sudoeste baiano, região da Caatinga. A proposta foi tecer um diálogo com as agentes, de modo que estas falassem da condição da mulher caatingueira, considerando as desigualdades de gênero que marcam este espaço. Com o foco nas relações intersubjetivas, fundamentamos nosso estudo na fenomenologia de Alfred Schutz e na leitura de Pierre Bourdieu sobre a dominação masculina. No diálogo estabelecido com as participantes, foi possível identificar como a efetivação de políticas públicas no campo impacta diretamente a vida das mulheres rurais e a educação aparece como fator central para compreender as dinâmicas do gênero neste espaço. O não acesso educação formal é ferramenta que mantém, ainda hoje, mulheres distantes da vida pública, aprisionadas em seus lares e afazeres domésticos. Assim, esta produção além de tratar das problemáticas que atingem as mulheres caatingueiras, adota uma perspectiva metodológica que coloca sujeitos historicamente silenciados em evidência.
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