“Currícolônia”: mapeamento epistêmico da proposta de educação infantil nos cursos de Pedagogia na terra de Palmares
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.12023Palavras-chave:
Teorias decoloniais, Educação infantil, PedagogiaResumo
O presente texto parte de reflexões coletivas desenvolvidas ao longo dos debates e estudos operados no componente curricular denominado “Epistemologias Decoloniais” sendo este ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAL no período 2020.2. Envolto de inúmeras tensões, polêmicas e ainda visto como um tema pouco discutido na educação e formação de professores, a decolonialidade ou teorias decoloniais inflamam uma urgência de determinadas categorias que visam uma compreensão a partir da história dos oprimidos e colonizados, um reconto e um lugar outro no mundo. Transpassado por um referencial composto por autores e autoras como Walter Mignolo, Catherine Walsh, Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, José Bernardino-Costa e Ramón Grosfoguel, a proposta das tessituras aqui apresentadas são de tentar desvelar as relações epistêmicas e os objetivos formativos que os cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL apresentam em seus currículos, no que tange à área da Educação Infantil para a formação inicial.
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