Semelhança, Sísifo e experiência fílmica em espaços educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15661

Palavras-chave:

Semelhança, Mito de Sísifo, Experiência fílmica

Resumo

Este ensaio tem por objetivo refletir a afinidade entre semelhança e imaginação, baseando-se na obra foucaultiana e tecendo relações com a experiência cinematográfica em situações de ensino. O conceito de semelhança em Foucault explora como, até o século XVI, a relação entre signos e conhecimento era central no pensamento ocidental. A semelhança permitia compreender e representar o mundo, articulando elementos por proximidade (convenientia), reflexo (aemulatio), analogia e simpatia. Esses conceitos encontram eco no mito de Sísifo, que exemplifica a circularidade e repetição como formas de reflexão e experiência. No espaço educativo, especialmente com o uso do Cinema, essas ideias podem estimular a imaginação, a subjetividade e o aprendizado. Assim como Sísifo transforma sua realidade ao descer a montanha, a experiência fílmica oferece momentos de transcendência e renovação pessoal.

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Biografia do Autor

Mônica Medina Santos Almeida Neves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui Especialização (latu sensu) em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia. Professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em artes visuais, cinema e teatro. No campo do cinema/vídeo desenvolveu trabalhos relevantes com premiações nacionais e mostras internacionais, a exemplo dos vídeos Olhos de Lince (Prêmio aquisição no Centro Cultural Dannemann), melhor direção e melhor vídeo ficção (Universidade Federal de Sergipe), Oeste (2º lugar- Prêmio Fundação Cultural do Estado da Bahia), mostra de vídeo no festival de Tókio com Olhos de Lince e Oeste em Madri. Vem atuando na área de educação desde 1987 quer seja nos ateliês de arte, galerias, museus, quer seja em instituições de ensino médio e técnico. Desenvolve estudos e pesquisa com destaque para os fenômenos imaginação e criatividade potencializadas com a experiência do cinema na escola.

Washington Ramos dos Santos Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Geografia Humana e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Geografia Humana pela USP. Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Área de Pesquisa: Subjetividade e Geografia. Geografia Humana. Geografia Urbana. Psicologia Social. Epistemologia da Geografia. Relação entre homem e natureza. Patrimônio. Planejamento territorial.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

NEVES, M. M. S. A.; SANTOS JUNIOR, W. R. dos . Semelhança, Sísifo e experiência fílmica em espaços educativos. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1-19, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i2.15661. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15661. Acesso em: 5 jan. 2025.