Reforma do ensino médio e a Educação Física: revisão sistemática das produções acadêmicas no período de 2017 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i1.9885Palavras-chave:
Política educacional, Ensino Médio, Educação FísicaResumo
O presente artigo teve como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica sobre a reforma do ensino médio no campo da Educação Física no período de 2017 a 2020. Fizemos um levantamento das produções acadêmicas em 4 revistas: Conexões da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Motriz da UNESP, Revista Brasileira de Ciências do Esporte-RBCE e Revista Motrivivência, todos periódicos dedicados à pesquisa em Educação Física. Podemos afirmar que no período de 2017 a 2020 houve pouca produção científica e há um reconhecimento desse aspecto nos trabalhos observados. Notamos a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o lugar da Educação Física na nova política educacional para o ensino médio e percebemos que no discurso da reforma do ensino médio há uma desvalorização dos componentes curriculares que trabalham com a estética, a corporeidade e o pensamento crítico, sobretudo por valorizar uma formação para atender os interesses mercadológicos de uma política educacional neoliberal.
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