Dialogues with women from Caetitu: education in the context of social gender relations in caatinga in southwest of Bahia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.12022

Keywords:

Women, Gender, Education, Social Relations, Caatinga

Abstract

The current work is result of a research developed with women living in the rural area of southwest Bahia, in caatinga region. The proposal has been to engage in a dialogue with the agents, so that they could talk about the condition of caatingueira woman, considering the gender inequalities, which mark that space. With a focus on intersubjective relationships, we base our study on the phenomenology of Alfred Schutz and on Pierre Bourdieu's reading on male domination. In the dialogue established with participants, it was possible to identify how the implementation of public policies in the field directly impacts the lives of rural women and education appears as a central factor to understand the dynamics of gender in that space. The lack of access to formal education is a tool that keeps, even today, women away from public life, imprisoned in their homes and domestic chores. Thus, this production, in addition to addressing the problems that affect women in caatinga region, adopts a methodological perspective that places historically silenced subjects in evidence. 

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Author Biographies

Dilmara Ribas Lima, Docente da Secretaria Estadual de Ensino do estado de Minas Gerais

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente da Secretaria Estadual de Ensino do estado de Minas Gerais.

José Miranda Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e também é licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e coordenador do Programa de Educação Tutorial Institucional da UESB, Subprojeto PETI Ciências Sociais. Pesquisador nas áreas de Sociologia da educação, Gênero e educação, Relações étnico-raciais e educação, Metodologia e prática do Ensino em Ciências Sociais e Estágio curricular supervisionado em Ciências Sociais.

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995),  mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013) .Realizou Estagio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ), como bolsista PNPD-CAPES. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB) e docente permanente do Mestrado em Educação na mesma universidade e do Programa da Pós graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS-UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB) do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD-UnB). Integrante da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras filiada ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLASCO) e da Rede Latino-Americana e Caribenha de pesquisas sobre Feminismos de Terreiros (RELFET).Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED-UESB), biênio 2022-2024. Faz parte da equipe editorial da Revista Práxis Educacional.  Meus interesses de pesquisa estão articulados ao currículo e políticas de subjetivações e processos de racialização; teoria curricular; epistemologias feministas afro-diaspóricas; mulheres negras no campo da produção cultural brasileira . Autora do livro A Organização das Feministas Negras no Brasil já em 2ª ed. (2018).

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Published

2023-02-01

How to Cite

LIMA, D. R. .; OLIVEIRA JÚNIOR, J. M. .; MOREIRA, N. R. Dialogues with women from Caetitu: education in the context of social gender relations in caatinga in southwest of Bahia. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-23, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i2.12022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12022. Acesso em: 24 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos