“Vão-se os partidos, mas fica a ARENA”: a formação da ARENA e do MDB e as disputas políticas no Amazonas (1964-1966)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v20i1.8402

Parole chiave:

Amazonas, Partidos Políticos, Ditadura, ARENA

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de reestruturação político-partidária ocorrido no estado do Amazonas após a instauração do Ato Institucional nº 2, buscando analisar o processo de formação dos novos partidos e abordar a forma como as disputas políticas existentes no estado, no período anterior ao golpe de 1964, foram ressignificadas a partir do AI-2. Nossa ênfase recairá sobre as eleições legislativas de 1966 e sobre as articulações políticas para a consolidação da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), no estado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

César Augusto Queirós, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pubblicato

2021-08-16

Come citare

QUEIRÓS, César Augusto. “Vão-se os partidos, mas fica a ARENA”: a formação da ARENA e do MDB e as disputas políticas no Amazonas (1964-1966). Politeia - História e Sociedade, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 226–242, 2021. DOI: 10.22481/politeia.v20i1.8402. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/politeia/article/view/8402. Acesso em: 27 mag. 2026.